(Foto: Divulgação / PMDI)
Na última quinta-feira (27), a prefeitura de Dois Irmãos realizou a entrega do certificado de propriedade rural livre de brucelose e tuberculose para o produtor Cláudio Orivaldo Berlitz, do bairro Travessão. Na oportunidade, o prefeito Jerri Meneghetti elogiou a iniciativa de buscar a certificação.
– Nós da administração oferecemos incentivos e assistência técnica, mas sem a iniciativa e o trabalho dos agricultores nada acontece, por isso parabenizamos nossos agricultores – ressaltou Jerri.
A propriedade do agricultor Cláudio Orivaldo Berlitz é a primeira certificada pela equipe da administração municipal como livre de tuberculose e brucelose em Dois Irmãos. A visita foi acompanhada pelo vice-prefeito Juarez Stein, pelo chefe do Departamento de Agricultura, Sidnei Pannebecker, e pelo veterinário do departamento, Jônatas Breunig. O chefe do Departamento de Agricultura lembra que a prefeitura disponibiliza gratuitamente o médico veterinário para realizar a vacina de brucelose, e monitora a doença por meio de exames, sem custos para o agricultor, dentro do programa de controle e erradicação de brucelose e tuberculose bovina.
– A certificação e o controle de brucelose e tuberculose é muito importante, sendo que alguns produtores encaminham a certificação por conta própria – conta Sidnei.
SAIBA MAIS
A prefeitura mantém um conjunto de programas e políticas públicas de incentivo à produção agrícola. Os principais programas são: óleo diesel; transporte de insumos agrícolas; transporte de animais; inseminação artificial em bovinos; serviços de retroescavadeira, caminhões, motoniveladora e escavadeira; isenção de IPTU; enterro sanitário de grandes animais; análise de solo e organização da feira livre.
O Departamento de Agricultura fica localizada na Casa do Produtor, na Praça do Imigrante, no Centro de Dois Irmãos. O horário de atendimento ao público na segunda-feira é das 7h às 18h e de terça a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. No outro período ocorrem visitas de campo aos produtores rurais. Mais informações pelo telefone (51) 3564-8826.