Universidade Feevale oferece apoio e reabilitação pós-Covid-19

01/09/2021
Fonte: Feevale

Fonte: Feevale

A Universidade Feevale abre nesta quarta-feira (1) as inscrições para pessoas que queiram participar, gratuitamente, da sua Rede de apoio e reabilitação pós-Covid-19. O objetivo da Instituição é prestar assistência em saúde e reabilitar pacientes que foram acometidos por Covid-19, a partir do controle das sequelas ou limitações provenientes da infecção, possibilitando o seu retorno e participação efetiva na sociedade.

Poderão participar usuários de ambos os sexos, maiores de 18 anos, com confirmação prévia de Covid-19 e que apresentam sequelas e/ou limitações físicas, cognitivas ou psíquicas causadas pela doença ou pelo tempo de internação. É necessário apresentar teste PCR positivo no período de manifestação da doença, comprovantes de encaminhamentos a serviços especializados, bem como exames complementares que tiver realizado durante internação ou ambulatorialmente. Também é preciso ter disponibilidade para consultas durante a semana, no turno da manhã ou tarde, além de passar por uma avaliação socioeconômica, que caracterize vulnerabilidade social e financeira.

As inscrições para a pré-seleção poderão ser realizadas até as 17h do dia 15 de setembro, pelo e-mail cies@feevale.br, pelo telefone (51) 3586-8813 ou diretamente no Centro de Especialidades em Saúde (CIES) da Universidade Feevale, localizado na rua Rubem Berta, 200, em Novo Hamburgo. Inicialmente, serão selecionadas 20 pessoas que cumprirem os requisitos necessários para a participação na Rede. Os atendimentos deverão começar na primeira quinzena de outubro. 

 

Auxílio a pessoas com sequelas

Estudos apontam que a maioria dos pacientes que manifestam a Covid-19 de forma moderada a grave relatam pelo menos uma sequela funcional. E essa gravidade aumenta em pacientes que necessitam de longa permanência em Unidade de Terapia Intensiva, sendo associado ao uso de ventilação mecânica invasiva, corticoides, sedações e bloqueadores neuromusculares. Além disso, pacientes com internação prolongada ou múltiplas comorbidades apresentam níveis mais altos de sintomas psicológicos.

“Queremos, por meio da Rede de apoio e reabilitação pós-Covid-19, auxiliar as pessoas com sequelas da Covid-19, amenizando os problemas físicos e emocionais desencadeados e agravados pela doença”, explica o reitor Cleber Prodanov, acrescentando que, com isso, os participantes deverão retomar gradativamente as suas rotinas, se inserindo novamente na sociedade. “Também vamos produzir conhecimento através da realização de trabalhos científicos, o que é muito importante, pois, por ser uma doença nova, ainda não se sabe quais são os efeitos da Covid-19 em longo prazo”, complementa.

Conforme a diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Caren Mello Guimarães, a Universidade Feevale pretende, com a Rede, proporcionar qualidade de vida aos pacientes com síndrome pós-Covid-19. “Vamos promover ações de intervenções multiprofissionais envolvendo diversas áreas, integrando a teoria e a prática durante o processo de formação acadêmica e contribuindo com a comunidade científica por meio da coleta de dados e pesquisas realizadas durante a reabilitação”, afirma. Ela diz, ainda, que serão utilizados protocolos desenvolvidos especificamente para essa condição, respeitando as fases da doença e garantindo segurança e resultados positivos aos participantes.

Os trabalhos de reabilitação ocorrerão no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES), no Centro Integrado de Psicologia (CIP) e no Centro de Estética e Cosmética da Universidade Feevale. Primeiramente, o usuário participará de uma triagem interdisciplinar, visando detectar as necessidades a serem atendidas. A avaliação inicial será realizada por professores supervisores e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia. Também participarão da Rede os cursos de Nutrição, Educação Física, Biomedicina, Farmácia e Estética e Cosmética.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela