Fonte: ge
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou nesta quinta-feira (30), em transmissão ao vivo, o aumento na liberação de público para eventos esportivos. O novo decreto estadual libera que os estádios recebam até 30% da capacidade total. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta (1). A manifestação do governador ocorreu em uma live no início da noite e confirmou as expectativas dos clubes da Série A, que trabalhavam desde a quarta com a possibilidade de aumento.
Assim, o Grêmio recebe o Sport no domingo (3), às 20h30, com a possibilidade de atrair cerca de 17 mil torcedores para a Arena. Juventude e Inter poderão receber público em Alfredo Jaconi e Beira-Rio na 25ª rodada, quando atuam como mandantes, nos dias 9 e 10 de outubro, respectivamente. No caso do Juventude, porém, o clube ainda necessita adquirir uma liberação do governo do Estado para receber até 30% da capacidade do Jaconi. Isso porque o estádio possui mais arquibancadas que cadeiras – no protocolo, estão previstos apenas locais com assentos únicos.
Antes, só era liberada a presença de 2,5 mil pessoas em eventos esportivos a partir de decreto estadual publicado há cerca de um mês. A exigência do documento é que os presentes apresentem certificado de vacinação, usem máscara e mantenham distância mínima de um metro. As últimas semanas foram de reuniões do Gabinete de Crise com representantes dos clubes e também da Federação Gaúcha de Futebol. O presidente da entidade, Luciano Hocsman, foi figura ativa nas conversas.