Fonte: ge
Agora é oficial: Miguel Ángel Ramírez é o novo técnico do Inter. O treinador espanhol assinou contrato por duas temporadas com o clube e vai assumir a equipe a partir da reapresentação do elenco principal, que ganhou 10 dias de folga após o fim do Campeonato Brasileiro.
Ramírez desembarcou em Porto Alegre na manhã desta segunda-feira, vindo desde a Espanha, para acertar os últimos detalhes e assinar contrato. Ele era esperado para acompanhar a estreia do Inter no Campeonato Gaúcho na noite de ontem, diante do Juventude, no Beira-Rio, mas não foi visto – ao menos publicamente. O Colorado estava acertado com o treinador desde dezembro do ano passado, após a eleição de Alessandro Barcellos para a presidência. Nesse meio tempo, o espanhol esteve na mira do São Paulo para substituir Fernando Diniz, mas recusou a investida por ter um compromisso assumido com o clube gaúcho.
Fontes ligadas ao treinador e também com acesso à cúpula colorada confirmaram a existência de um pré-contrato ou termo de compromisso entre as partes, mas isso sempre foi negado publicamente pelos dirigentes enquanto Abel Braga estava no comando, até o fim do Campeonato Brasileiro.
Equipe de quatro profissionais
Ramírez chega acompanhado de dois auxiliares, um preparador físico e um analista de desempenho. O foco nas categorias de base será um dos pilares do trabalho do técnico espanhol no Beira-Rio. Mesmo à distância, o treinador espanhol já expôs muitas de suas ideias para as categorias de base do clube, com direito a observações sobre o futuro CT em Guaíba, e indicará um coordenador da base de sua confiança para fazer o elo com o time profissional.
O Inter será o segundo time profissional na carreira do treinador de 36 anos. Ele iniciou nas categorias de base na Espanha até se mudar para o Equador em 2018. No América do Sul, trabalhou nas categorias inferiores do Independiente del Valle até assumir o time principal em 2019 e conquistar a Copa Sul-Americana daquele ano.