Betinho Klein e Elisandra estiveram no JDI para reforçar o convite à comunidade
Nesta quarta-feira (1º), a chefe do Departamento de Cultura Elisandra Bremm, e o ator Carlos Alberto Klein, da Curto Arte, estiveram no Jornal Dois Irmãos para reforçar o convite à comunidade para prestigiar a exibição do curta-metragem “O Caminho de Hans”, que ocorre domingo (5), em parceria com a Sicredi Pioneira.
A exibição será no Palco Móvel, no Centro de Dois Irmãos, a partir das 19h30, e tem entrada franca. Antes, às 17h30, tem apresentação musical do artista local Gustavo Fallavena. “Toda a comunidade está convidada a trazer sua cadeira e seu chimarrão e assistir a essa atração com a gente”, destaca Elisandra, relembrando que em caso de chuva, a exibição será na Praça do Imigrante. Em razão evento, a Av. São Miguel estará fechada a partir das 15h, da Sociedade Atiradores em diante.
Alusivo às comemorações dos 120 anos da Sicredi, “O Caminho de Hans” é o primeiro filme de ficção brasileiro sobre cooperativismo e tem o objetivo de disseminar a história e os princípios do cooperativismo. O elenco conta com os atores locais Carlos Alberto Klein, que interpreta o Padre Theodor Amstad, e Maria Eduarda Severo Alves, que dá vida a personagem Lara.
Sobre o curta
Com direção de Leonardo Peixoto, que também assina o roteiro ao lado de Luiz Alberto Cassol, o curta foi gravado em janeiro de 2022, nas cidades de Nova Petrópolis e Picada Café, e tem duração de 20 minutos. Com produção da Convergência Produtora e da Accorde Filmes, foi lançado no Festival de Cinema de Gramado.
Ambientada no ano de 1903, na comunidade de Linha Imperial, a produção mostra como o cooperativismo transformou a vida de uma família com problemas financeiros, que morava no interior gaúcho. O Padre Theodor Amstad, patrono do cooperativismo no Brasil e um dos fundadores da Sicredi Pioneira, é quem, no filme, direciona a família ao cooperativismo, sistema inovador para a época.