(Foto: Divulgação / PMDI)
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Carlos Rausch, no Vale Direito, completou 63 anos de fundação nesta quarta-feira, dia 1º de março. Para comemorar a data, crianças e estudantes cantaram “parabéns” e comeram um delicioso bolo de chocolate.
A secretária de Educação, Denise Maldaner, esteve na escola e ressaltou que a data merece comemoração. “Foram muitas evoluções na área da educação, e a escola Carlos Rausch sempre é uma referência para a comunidade”, declarou. Na ocasião, a secretária, a diretora, Fabiana Lopes Volz Rasche, a vice-diretora, Graziele Oliveira Martins, professoras e alunos fizeram fotos junto ao bolo comemorativo. Atualmente são 433 estudantes matriculados, da educação infantil ao 9º ano, sendo 10 turmas em salas de aula da escola, oito no prédio anexo e duas turmas na Escola Estadual Técnica Affonso Wolf.
Um pouco da história
A Carlos Rausch foi fundada em 1º de março de 1961. Inicialmente, era uma escola rural do Estado chamada “Brizoleta”. Foi construída com verbas do governo estadual da época, comandado por Leonel Brizola, tendo como patrono o professor Carlos Rausch, que recebeu essa homenagem pelos diversos serviços prestados à comunidade de Dois Irmãos.
A escola funcionava em turno único atendendo alunos do 1º ao 4º ano primário. Devido ao aumento do número de crianças, houve a necessidade de ampliar o espaço. Com a má conservação do prédio e pouco espaço físico, adquiriu-se uma nova área. O prédio atual foi inaugurado em 14 de março de 1982. Com o passar do tempo, os pais reivindicaram a ampliação da quantidade de séries. No dia 2 de setembro de 2006 a escola novamente passou por uma ampliação e, no ano de 2011, a primeira turma do 9º ano concluiu o fundamental.