‘Profe Fabi’ completou 30 anos como professora de Informática
Reconhecida por seu jeito alegre e acolhedor, a professora Fabiane Schmitt encerrou, na quinta-feira (28), um ciclo de mais de 32 anos no Colégio Imaculada Conceição. Encerrou, também, no último dia 25 de março, uma carreira de 33 anos na rede municipal de ensino. Inicialmente professora de séries iniciais, mais tarde ela passou a atuar como professora de informática, função à qual se dedicou nos últimos 30 anos.
Diante de uma história de mais de três décadas em sala de aula, ela ficou conhecida como a ‘Profe Fabi’ e conquistou o respeito e admiração dos alunos e comunidade escolar. Aos 53 anos de idade, se despede da convivência diária, mas afirma que será, para sempre, a ‘Profe Fabi’. “Ai de quem me chamar só de Fabi na rua”, brinca, aos risos.
Os últimos dias foram marcados por homenagens e despedidas. “Vou sentir falta dos alunos, dos colegas professores, da direção, de estar com eles. O Imaculada não é só um prédio, computadores; é muito mais do que isso. O Imaculada é a minha vida, é onde eu estudei, casei, tive meus filhos”, comenta, emocionada, também falando do orgulho de ter participado da história de tantas pessoas. “Sinto orgulho ao olhar para trás e ver que meus alunos se tornaram pessoas de bem, realizadas pessoal e profissionalmente”, ressalta.
Emocionada, ela também agradeceu a todos que fizeram parte da sua história profissional. “Sou muito grata a Deus e à minha família, que sempre estiveram comigo. Também às Irmãs do Imaculado Coração de Maria, à Secretaria de Educação de Dois Irmãos, aos prefeitos, às diretoras, aos meus queridos colegas, alunos, pais”, completou.
Trajetória
A ‘Profe Fabi’ ingressou na rede municipal no dia 25 de março de 1991, lecionando para as séries iniciais. No ano seguinte, iniciava a sua trajetória no Colégio Imaculada Conceição, trabalhando, também, com as primeiras séries do ensino fundamental.
Em 1993, a convite da Irmã Inês Augusti, à época diretora do Imaculada, fez um curso de informática e, já em 1994, essas aulas foram implantadas na escola. No ano seguinte, as aulas de informática foram implantadas, também, na rede municipal de ensino.
Buscando capacitações na área, a professora chegou a cursar Ciências da Computação e mais tarde migrou para Licenciatura em Computação, na Feevale, curso que concluiu em 2004. “Sou muito grata por em algum momento alguém ter colocado a tecnologia na minha vida e isso ter se tornado o meu propósito de vida”, destaca, ressaltando o interesse pelas tecnologias. A partir de 2011, a professora foi cedida pelo município ao Imaculada e passou a trabalhar no local em turno integral.
Pós-graduada em Gerontologia Social pela UFRGS e Mídias na Educação, em 2004 a ‘Profe Fabi’ lançou o projeto Informação e Comunicação na Terceira Idade, hoje chamado de Projeto Idoso Digital, que ocorria em parceria com a prefeitura.