Fonte: Autoesporte
A chegada da linha 2023 das Honda CB 500F e CB 500X, modelos de média cilindrada, vem com algumas novidades técnicas importantes em termos de suspensão, freios e iluminação.
Em primeiro lugar, as motos passam a usar suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP (Separated Function Fork Big Piston). A balança de suspensão traseira foi redesenhada (ficou 1,1 kg mais leve) e há um novo ajuste do conjunto mola-amortecedor traseiro, além de diferente distribuição do peso entre a roda dianteira e a traseira. Já os freios dianteiros recebem um par de discos tipo Wave de 296 mm de diâmetro em substituição ao disco simples de 310 mm.
As rodas também ficaram mais leves e receberam novas pinças de freio – de quatro pistões e fixação radial na CB 500F e de dois pistões e fixação axial na CB 500X – para aumentar a segurança e a maneabilidade da dupla. Na naked as novas rodas são calçadas com pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira. Já a versão aventureira manteve os mistos on-off de 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17 atrás. Por fim, o farol full LED das duas motocicletas foi aperfeiçoado para entregar uma melhor distribuição do facho de luz baixo e alto. Também foram adicionados novos piscas dianteiros e novas pedaleiras de alumínio.
Ambas são equipadas com motor bicilíndrico DOHC de 471 cc e arrefecimento líquido de 50,2 cv de potência a 8.500 rpm e 4,54 kgfm de torque a 7.000 rpm, além de câmbio de seis marchas. O tanque tem 17,1 litros na CB 500F e 17,7 litros na CB 500X, o que resulta em uma autonomia de mais de 450 km. O preço sugerido da CB 500F é de R$ 39.100 e da CB 500X, de R$ 41.600. As duas têm três anos de garantia sem limite de quilometragem e chegam às lojas no mês de maio.