Enchentes deixam poder público e moradores em alerta em Dois Irmãos e Morro Reuter

02/05/2024
Na manhã desta quinta-feira (2), mais um deslizamento de terra foi registrado na BR-116, no trecho entre Dois Irmãos e Morro Reuter

Na manhã desta quinta-feira (2), mais um deslizamento de terra foi registrado na BR-116, no trecho entre Dois Irmãos e Morro Reuter

As fortes chuvas registradas desde segunda-feira (29) causaram estragos em todo o Rio Grande do Sul. Em Dois Irmãos e Morro Reuter, a situação também deixa prefeituras, Defesa Civil e moradores em alerta. Desde o início da semana, juntos, os grupos monitoram rios e arroios, na tentativa de evitar tragédias como as registradas em 2023, quando famílias perderam suas casas e mobiliários.

Em Dois Irmãos, os principais locais de monitoramento são nos bairros Portal da Serra, Vila Rosa, Beira Rio, São Miguel e Navegantes. Entre a manhã de terça-feira (30) e início da madrugada de quarta-feira (1º), com o suporte de caminhões, servidores e moradores, a Defesa Civil removeu móveis e eletrodomésticos das residências. Pelo menos 19 famílias optaram por transferir os móveis para abrigos públicos como o Complexo Esportivo Norberto Emílio Rübenich e o ginásio da escola Matheus Grimm, ou para casas de amigos ou familiares. Segundo a prefeitura, nenhuma família ou pessoa utilizou o abrigamento público. Três casas tiveram o interior invadido pela água e as demais transferências de móveis foram preventivas; uma casa foi interditada pelo Corpo de Bombeiros.

Na manhã desta quinta-feira (2), moradores da Estrada Picada 48, que liga o bairro Portal da Serra à BR-116, seguiam preocupados com o nível da água no Arroio Feitoria. Alguns deixaram de trabalhar para monitorar o local. A vigília também ocorre durante a noite, quando moradores se revezam para garantir a segurança das famílias. Segundo eles, na madrugada desta quinta, era por volta das 4h30 quando o nível do arroio começou a subir e invadir a rua, exigindo que um alerta fosse emitido de casa em casa. A água só recuou por volta das 7h.

 

Prefeito Jerri atualiza situação no município

De acordo com o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, o município segue em alerta, monitorando constantemente vários pontos da cidade. “No momento, o nível dos arroios diminuiu, trazendo um fôlego para a situação, pois a previsão é de mais chuvas na sequência”, diz ele, reforçando situações registradas nas últimas horas, como o transbordo no bairro Portal da Serra, onde a prefeitura auxiliou pessoas a deixarem suas residências como forma de prevenção. “A água invadiu parte da rua e pátios, mas não atingiu nenhuma residência internamente”, diz ele, relatando que também houve obstruções de pista por árvores de menor porte e danos em pavimentações. “O caso novo que surgiu foi a necessidade de interdição de parte da rua Rio de Janeiro (bairro São João), devido a cedência de um trecho da rua, mas nossa equipe técnica está avaliando o local”, finalizou o prefeito.

 

Telefones de socorro

O telefone 193, do Corpo de Bombeiros, segue fora do ar. Desta forma, o quartel deve ser acionado pelo número (51) 98462-1004. Também está disponível o contato da Defesa Civil: (51) 99441-3736.

 

Eventos cancelados

Devido às fortes chuvas e em solidariedade às pessoas atingidas pelas enchentes, diversos eventos foram cancelados ou transferidos em toda a região. Em Dois Irmãos, a Festa do Trabalhador, que ocorreria no feriado desta quarta-feira (1º), foi cancelada. Já a 24ª Rústica do Trabalhador, que também ocorreria no feriado, foi transferida para o dia 26 de maio.

A Festa de Rua da Rádio União, marcada para domingo (5), na Av. São Miguel, também foi transferida. Ela será no dia 12 de maio. A Semana do Trânsito, que ocorreria de 6 a 10 de maio, também foi cancelada.

 

Morro Reuter

Em Morro Reuter, houve queda de barreiras, principalmente na VRS-873, que liga o município à Santa Maria do Herval; na BR-116 e em estradas do interior.

Devido à situação, as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas nesta sexta-feira (3), visando a segurança de todos. De acordo com a prefeitura, apenas as unidades da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), Gente Miúda (Centro) e Florescer (Walachai), estarão recebendo as crianças nesta sexta.

Em caso de emergência, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros pelo telefone (51) 98462-1004 ou para a Secretaria de Obras, através do (51) 98048-3728.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

Eleitores do prefeito Jerri Meneghetti comemoraram sua reeleição no último domingo (6)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela