Fonte: PMI / Fotos: Divulgação
Celebrando a herança germânica, a produção local e os sabores que fazem parte da identidade de Ivoti, a 19ª Feira do Mel, Rosca e Nata encerrou mais uma edição com grande sucesso de público e vendas. Realizado nos dias 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de maio, no charmoso Núcleo de Casas Enxaimel, o evento recebeu milhares de visitantes, consolidando-se como uma das principais atrações culturais e turísticas da Encosta da Serra Gaúcha.
Com ambiente acolhedor e programação diversificada, a feira reuniu 85 expositores, dos quais 84 são de Ivoti, reforçando o compromisso com a valorização dos empreendedores locais. Padarias, apicultores, produtores rurais e artesãos apresentam ao público a qualidade e a diversidade da produção do município.
Para o prefeito de Ivoti, Valdir José Ludwig, a forte presença de expositores locais é motivo de orgulho e demonstra a força da comunidade. “Esta feira é uma vitrine do talento e do espírito empreendedor do nosso povo. Praticamente todos os expositores são da cidade, o que mostra a riqueza da nossa produção e a capacidade da nossa comunidade de inovar. Preparamos cada detalhe com muito carinho para receber os ivotienses e visitantes de todas as regiões do Rio Grande do Sul”, destacou.
A gastronomia foi um dos grandes destaques da feira, com opções que exploraram os sabores do mel, da rosca e da nata em diferentes receitas e preparos artesanais. Segundo a secretária de Turismo, Desporto e Cultura, Raiama Trenkel, o sucesso do evento está diretamente ligado à valorização desses produtos, que representam a identidade da feira. “O grande motivo do sucesso da feira está justamente nesses três protagonistas: o mel, a rosca e a nata. Inclusive, estendemos um tapete vermelho no evento com a mensagem ‘siga e descubra os grandes astros desta feira’, convidando os visitantes a conhecerem não apenas esses produtos, mas também toda a diversidade de receitas e derivados que eles inspiram”, destacou a secretária.
Entre os destaques gastronômicos da 19ª edição estiveram os produtos coloniais, panificados e laticínios, além das produções feitas na hora, como pão de mel finalizado ao vivo, waffles, donuts, bretzel, strudel e bebidas quentes. A praça de alimentação também atraiu o público com o tão procurado hambúrguer de rosca, espetinhos, entrevero na rosca, choripan, porções e diversas outras opções.
A programação cultural completou a experiência dos visitantes com apresentações das bandinhas típicas Vira Copos e Bremen, além da participação da personagem Herta, que encantou o público em momentos de interação. Já a Trilha Cultural “Mel, Rosca e Nata” proporcionou às crianças uma vivência lúdica e educativa, apresentando os derivados do mel, o processo de produção da rosca e a importância do leite na alimentação e na cultura local.
Outro destaque foi o Espaço Pedagógico, que reuniu trabalhos manuais produzidos pelos alunos das Escolas do Campo de Ivoti e do Instituto Ivoti. As exposições evidenciaram a criatividade, o aprendizado e a valorização das práticas desenvolvidas em sala de aula.
Homenagem a um dos fundadores da Feira
Durante a solenidade de abertura, o apicultor Claudio Waldir Neis foi homenageado por sua contribuição à criação e à história da Feira do Mel, Rosca e Nata.
O espaço dedicado às abelhas sem ferrão e às atividades pedagógicas passou a se chamar “Caminho do Mel Claudio Waldir Neis”. O local também recebeu uma réplica do apicultor em tamanho real, além de uma biografia que destaca sua trajetória e a importância de seu trabalho para Ivoti.
Os dados sobre número de visitantes, quantidade de vendas, produtos comercializados e faturamento do evento serão divulgados nos próximos dias, com base nas informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Cultura e pelos expositores.