OBSP (Fotos: Divulgação)
A Temporada Cultural do Espaço Cultural Antiga Matriz, em Dois Irmãos, celebra novo encontro de música e artes visuais neste domingo (06). A atividade tem início às 17 horas, com abertura da exposição “Anima Naturӕ”, do artista Maurício Hilgert. Após, os músicos Poty, Pedro Borghetti e João Ortácio, realizam o show “Vermelho Rosa Terra”, às 18 horas. A atividade faz parte da programação da Temporada que se estenderá até novembro, com atrações mensais e gratuitas.
Em formato trio, com João Ortácio, Pedro Borghetti e Poty, o show traz composições autorais do álbum de lançamento do OBSP, tendo como base as três vozes em canções predominantemente acústicas, com inspirações e referências nos conjuntos vocais de música folclórica latina e melodias da música popular brasileira com lembranças de Minas Gerais e sua esquina, por conta de seu lirismo bucólico e suave.
Além do show, o público poderá conferir o lançamento da exposição de Mauricio Hilgert, que objetiva questionar o lugar de superioridade e devolver ao ser humano seu lugar junto à natureza. “Não mais um ser à parte, mas sim, somente um dos integrantes de um ecossistema infinito e mutável”, explica. Utilizando-se de pinturas e desenhos, Maurício tensiona a relação entre vida e morte, transições de ciclos e pertencimento. As figuras humanas retratadas são transpassadas por elementos orgânicos, oriundos do artista à deriva pelo seu sítio, em meio ao campo e às nascentes. Assim, leva o espectador à reflexão sobre o limite dos corpos e o início da natureza exterior.
A Temporada Cultural 2023 do Espaço Cultural Antiga Matriz é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos com financiamento da Prefeitura Municipal de Dois Irmãos, através do Departamento e Conselho Municipal de Cultura. A Temporada Cultural tem apoio de Becker Empreendimentos Imobiliários.
SOBRE OBSP
Na iniciativa de viabilizar conexões com um público mais abrangente, desde 2018, João Ortácio, Pedro Borghetti, João Salazar e Poty Burch realizaram diversas apresentações no interior do estado e em projetos como Noite dos Museus, Sofar Sounds, Virada Sustentável e 22ª Feira do Livro de Cruz Alta/RS. A união possibilitou o compartilhamento de processos e a criação de novas composições.
Em 2019, também pela Pedra Redonda, lançaram o EP visual “Ortácio, Borghetti, Salazar & Poty” com uma música de cada integrante.
SOBRE MAURICIO HILGERT
Maurício Hilgert, nascido no ano de 1991 em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, explora as formas de expressão e criatividade através de trabalhos que vão desde o design até as artes plásticas. Entre 2018 e 2019 estudou inclusão, design e artes plásticas em Portugal através de uma bolsa CAPES, enquanto era aluno de Design da Universidade Feevale. Neste período participou de exposições coletivas e pintou um mural na cidade de Leiria.
Sua exposição de estreia intitulada “Entre a sombra e a alma” foi realizada em Novo Hamburgo no ano de 2022, e trouxe uma seleção de obras de figura humana de diversos momentos de sua produção. No mesmo ano, lançou seu primeiro livro de artista “Nunca sonhei com um cárcere onde houvesse pássaros” na 38ª Feira do Livro de Novo Hamburgo. Em 2023, teve a exposição “Transeuntes” apresentada na Casa das Artes de NH.
Trabalha com tinta a óleo, aquarela, desenho e pesquisa o processo de utilização de materiais não convencionais. Transita entre as técnicas de pintura clássica e a desconstrução do processo trazido pela contemporaneidade.