Fonte: Governo RS
Está disponível, nas plataformas digitais do governo do Estado, o primeiro episódio do GovCast, videocast conduzido pelo governador Eduardo Leite. Produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom) e coordenado pela titular da pasta, Tânia Moreira, o programa traz conversas informais com personagens da vida no Rio Grande do Sul, apresentando histórias inspiradoras de servidores e cidadãos da sociedade civil a partir de temas que estão na pauta do cotidiano gaúcho.
“O GovCast é uma oportunidade para conversar com pessoas que têm histórias pra contar. Precisamos ser capazes de enfrentar os problemas, mas mantendo a sensibilidade. Por isso, é importante lembrar das pessoas e daquilo que toca a vida cotidiana na nossa sociedade”, destacou Leite nos bastidores da gravação.
No primeiro episódio, o entrevistado foi o bombeiro militar Guilherme Olkoski – que atuou no resgate a vítimas do ciclone extratropical de junho, causador de estragos em diversos municípios do Estado. O militar, que vem de uma família de bombeiros, abordou as dificuldades da atuação nesse tipo de ocorrência e o desafio de lidar com o risco e as emoções em ações de resgate. Além disso, utilizando um boneco, realizou uma demonstração do salvamento de um bebê engasgado, comentando o vídeo de ação recente que repercutiu nas redes sociais. “O GovCast está em sintonia com um desejo do governador de estar próximo das pessoas em diversas mídias. Nossa equipe se mobilizou para tornar esse projeto realidade, e inclusive adaptamos o estúdio de rádio na Secom para as gravações”, explicou Tânia.
Foram dois meses de trabalho na preparação do estúdio para as gravações. Segundo o diretor de cena do GovCast, Andreas Peter, a modernização do local – que agora conta com cortinas não inflamáveis e novos microfones e pedestais – aprimorou a qualidade técnica das captações. “Melhoramos a roupagem do estúdio e trocamos os equipamentos que eram antigos. Agora, novos projetos já estão sendo pensados para o estúdio”, afirmou Peter.
O GovCast irá ao ar quinzenalmente. Cortes do programa serão publicados nas contas do governo no Instagram e no TikTok. O primeiro episódio está disponível no Youtube e Spotify.