Fonte: Autoesporte / Fotos: Divulgação
Depois de 13 anos, o Chevrolet Blazer retorna ao Brasil. Mas agora de uma forma (bem) diferente: elétrico e com design futurista. O SUV chega em versão única, a esportiva RS, com 347 cv de potência e uma das maiores autonomias do país. O preço só será revelado no final de agosto, mas Autoesporte apurou que o valor será na faixa de R$ 450 mil, o que supera os R$ 370 mil do novo Trailblazer e o torna o SUV mais caro da marca por aqui.
Como é o Chevrolet Blazer EV?
Começando pelas dimensões, o Chevrolet Blazer tem 4,88 metros de comprimento, 3,09 de distância entre-eixos (o mesmo de uma Kia Carnival), 1,98 m de largura e 1,65 m de altura. Com medição até o teto, o porta-malas tem capacidade para 436 litros.
A versão RS, única oferecida no Brasil e importada do México, é equipada com um motor elétrico, instalado no eixo traseiro, fornece o equivalente a 347 cv e 44,8 kgfm de torque. Segundo a GM, o SUV, que tem tração nas rodas de trás, vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h.
O pacote escolhido para o nosso mercado traz baterias de 102 kWh, as maiores disponíveis na gama. Isso significa que o Blazer EV consegue rodar até 481 km com uma só carga, já no padrão do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
O número faz o SUV ter a segunda maior autonomia do Brasil, ficando atrás apenas do BMW iX xDrive 50, que tem 528 km de alcance. A Chevrolet ainda diz que as recargas são feitas em até 22 kW em corrente alternada (AC) e em 190 kW em corrente contínua (DC).
Por ser a versão RS, com apelo esportivo, o Blazer que chega ao Brasil tem design exclusivo. Entre os principais diferenciais estão rodas de 21 polegadas com desenho diferente, câmera 360°, grade frontal na cor preta, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, saídas de ar, faróis e lanternas com assinatura de LED e interior escurecido. O SUV ainda traz teto panorâmico, espelho retrovisor por câmera, som premium Bose e o logotipo dianteiro com iluminação.
O SUV também é equipado de série com central multimídia de nada menos que 17,7 polegadas e painel de instrumentos digital de 11”. E há ainda iluminação ambiente, abertura elétrica do bocal para o carregador, sistema de navegação com planejamento para estações de recarga e assistência semiautônoma de condução Super Cruise. O SUV também não tem botão de partida. Portanto, liga somente quando o motorista pisa no freio após fechar a porta.
A lista de equipamentos de segurança é extensa e conta com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, alerta de colisão dianteira e abertura de porta, assistente de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, assistente de estacionamento, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa com correção de rota e faróis inteligentes.
Chevrolet Equinox é o próximo lançamento
Vale lembrar que o Blazer é o segundo carro elétrico lançado pela Chevrolet no Brasil. O primeiro foi o Bolt, que chegou com carrocerias hatch e SUV. No entanto, ambos não são mais fabricados. O próximo da fila é o Equinox EV, também previsto para estrear no segundo semestre de 2024. De acordo com a fabricante, o utilitário elétrico terá versões de até 290 cv.
Os dois SUVs fecham o ciclo de investimento anterior e não fazem parte do novo aporte de R$ 7 bilhões anunciados pela Chevrolet no Brasil em janeiro deste ano. O plano da fabricante é renovar a linha atual (destaque para os novos Onix, Onix Plus e Tracker) até 2028, além de incorporar novos modelos com produção local e novos importados.