ACTG Portal da Serra participa do Festival Virtual Dança com Paixão

02/12/2020
Evento ocorreu no último domingo

Evento ocorreu no último domingo

Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) do Rio Grande do Sul, o Festival Virtual Dança com Paixão ocorreu no domingo (29), reunindo convidados especiais e apresentações de grupos tradicionalistas do RS, Santa Catarina, Paraná e Paraguai.

A iniciativa foi uma homenagem a João Carlos d´Avila Paixão Côrtes, que dedicou sua vida à pesquisa folclórica, principalmente sobre a dança, no Estado. Além de homenagear o historiador, o evento também resgatou a essência do Festival Gaúcho de Danças – FEGADAN, que este ano não pôde ser realizado presencialmente em razão da pandemia.

Entre os grupos convidados, esteve a ACTG Portal da Serra, de Dois Irmãos. Representando as invernadas artísticas Mirim, Juvenil, Adulta, Veterana e Xirua e o Agrupamento Biriva da entidade, onze integrantes levaram ao público a história de músicas tradicionais como o Pézinho, Chote do Dedinho, Tirana do Lenço, Chote Sete Passos, Chico do Porrete e Sarna. Além de cultuar a tradição através da dança, a ACTG também levou ao público um pouco da cultura dois-irmonense, apresentando lugares que fazem parte da história da cidade. “Nós poderíamos ter filmado dentro da ACTG, mas como se trata de um festival nacional, decidimos mostrar um pouco da nossa cidade, valorizando seus pontos turísticos. Fizemos nossas apresentações na Antiga Igreja Matriz, no Museu, no Parque Romeu Benício Wolf e nas terras da família Stoffel, no Vila Rosa”, conta o Diretor Cultural do Portal, Diego Schuh.

Quem quiser assistir ao festival, ele está disponível no canal do Youtube Festival Virtual Fegadan.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela