“LOG.OS – Sua Vida Otimizada”, de Mauro Duarte (Imagens: Divulgação)
O professor de programação Mauro Duarte, morador de Picada Café, está lançando o romance “LOG.OS – Sua Vida Otimizada”, uma ficção científica filosófica que une literatura, tecnologia e inteligência artificial em um projeto independente e inovador.
A escrita do livro começou no quarto trimestre de 2025 e levou poucos meses entre a concepção da ideia e a versão final. Segundo o autor, a obra nasceu como um exercício de futurologia. “Pensei qual seria o próximo passo da inteligência artificial e quais seriam as consequências disso para a humanidade”, explica.
Professor do Senac EAD, Mauro atua na área de desenvolvimento web e desktop. Ele afirma que utiliza ferramentas de IA em seu próprio trabalho, mas observa um fenômeno preocupante no ambiente educacional. “Muitos alunos têm enviado atividades integralmente feitas por IA, sem nem revisar depois. Isso me fez refletir sobre até que ponto estamos terceirizando não apenas tarefas, mas o próprio pensamento”, questiona.
Essa tensão entre avanço tecnológico e responsabilidade humana é um dos pilares do romance, embora traga reflexões filosóficas e até teológicas, Mauro ressalta que não se trata de uma obra ‘difícil’ ou experimental. “LOG.OS – Sua Vida Otimizada não é apenas um livro, é uma ferramenta de reflexão sobre filosofia, teologia e tecnologia, mas dentro de uma história com começo, meio e fim. Não é um livro infanto-juvenil; é para quem gosta de pensar e refletir sobre as motivações e argumentos dos personagens”, comenta.
A pergunta central da obra provoca o leitor: Você delegaria todas as suas decisões a uma inteligência artificial se ela acertasse mais do que você?
Para o autor, o maior risco da IA não está na substituição de empregos, mas em algo mais profundo. “O maior risco da inteligência artificial não é roubar nossos empregos, mas apagar nossa humanidade”, finaliza.
UNIVERSO EXPANDIDO NO MUNDO REAL
O projeto ganhou uma dimensão inesperada durante a fase de leitura beta. Amigos do autor apontaram que alguns termos técnicos poderiam gerar dúvidas. A primeira ideia do autor era incluir um manual técnico dos implantes dentro do próprio livro, mas isso acrescentaria mais páginas de termos técnicos.
A solução veio com uma sugestão: disponibilizar o material como conteúdo digital complementar. A partir disso, o projeto evoluiu. Em aproximadamente duas semanas, Mauro desenvolveu o site da empresa fictícia presente na história, com loja, suporte técnico e manual dos implantes, funcionando como se a empresa realmente existisse.
O desenvolvimento foi feito pelo próprio autor, utilizando suas habilidades como professor de desenvolvimento web e apoio de ferramentas de inteligência artificial.
Além do site oficial da pré-venda (https://logos.mauroduarte.com), o universo inclui:
– O site da empresa fictícia Lumier Corp: https://lumiercorp.com
– Perfil oficial da empresa no Instagram: @lumiercorp
– Uma comunidade da “resistência” no Reddit: reddit.com/r/neuralAudit
“Todo o projeto foi criado por mim, incluindo escrita, capa, diagramação e desenvolvimento do site, com apoio de ferramentas de IA”, explica o autor.
PRÉ-VENDA E TIRAGEM LIMITADA
“LOG.OS – Sua Vida Otimizada” está em pré-venda até o dia 15 de março. A meta inicial é viabilizar uma primeira tiragem, em edição de colecionador, limitada a 30 exemplares. Os livros físicos começam a ser impressos em 16 de março, e os e-books serão liberados no mesmo período via Kindle e Kindle Web.
Ambos estão com valor promocional de pré-venda. Todas as informações e links para aquisição estão disponíveis em logos.mauroduarte.com. O autor pretende participar de feiras do livro da região e já iniciou contato com secretarias de educação para verificar a viabilidade de eventos futuros.