Cápsula do tempo de 10 anos atrás é aberta na escola municipal Paulo Arandt

03/05/2021
Itens dos alunos Guilherme Becker da Rosa, Géssica Rebelo Peixoto, Tailine Machry, Karine Carmen Hahn e Gustavo, guardados na cápsula do tempo em 2011

Itens dos alunos Guilherme Becker da Rosa, Géssica Rebelo Peixoto, Tailine Machry, Karine Carmen Hahn e Gustavo, guardados na cápsula do tempo em 2011

No dia 11 de abril de 2011, a escola municipal Paulo Arandt (São João) criou uma cápsula do tempo na qual alunos, professores e demais funcionários guardaram itens para serem redescobertos no futuro. Completando 10 anos, a caixa foi aberta às pressas devido a um acidente causado por um vazamento de água.

Apesar da abertura da caixa ser diferente do que foi planejado, os objetos estão intactos, muitos deles lacrados e a escola está tentando encontrar os participantes comunicando os nomes na página do Facebook (EMEF Professor Paulo Arandt - Dois Irmãos/RS). A diretora Eleandra Gnoatto Ferreira explica, em entrevista ao Jornal Dois Irmãos, um pouco mais sobre a cápsula do tempo.

 

Quem criou a cápsula do tempo?

Eleandra – A ideia principal veio da professora Geny Golembieski, mas todos os professores, funcionários, alunos e familiares abraçaram a ideia.

 

Quais objetos vocês encontraram na caixa?

Eleandra – O que podemos ver foram desenhos, cartas coletivas das turmas e cartazes. Envelopes e caixas individuais serão entregues diretamente a cada pessoa. A escola vai compartilhar foto na sua página no Facebook e solicitar que essa pessoa venha retirar.

 

Explique o acidente que aconteceu com a cápsula do tempo.

Eleandra – A caixa ficou guardada por 10 anos em uma sala no ginásio da escola. Na última semana de março, foi feita a limpeza das caixas d’água e uma dessas caixas fica em uma peça sobre essa sala. No dia 1º de abril, pedimos ao funcionário Emerson que fosse buscar essa caixa, para deixarmos guardada na sala da direção e fazer a abertura no dia 12, segunda pela manhã, pois dia 11 seria um domingo. O funcionário voltou apavorado, dizendo que estava ocorrendo um vazamento de água e que a caixa havia ficado toda encharcada. Pedimos para ele trazer e abrimos rapidamente, rezando para que não tivesse estragado nada. E graças a Deus salvamos tudo.

 

Vocês pretendem fazer uma nova cápsula do tempo?

Eleandra – Ainda não conversamos sobre isso, mas já estamos vendo a probabilidade de, além de uma nova cápsula, realizar um projeto pedagógico com foco na história do tempo – Passado, Presente e Futuro.


› Compartilhe

COLUNAS

Maid e Masculinidade

Maid e Masculinidade

Pitter Ellwanger   19/11/2021

Playlist #22

Playlist #22

Pitter Ellwanger   19/11/2021

Um mundo melhor está próximo!

Um mundo melhor está próximo!

Coluna da Fé   09/11/2021

FOTOS DO DIA

A cidade cresce e a paisagem muda (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2021, Todos os direitos reservados Agência Vela