Prefeito Jerri Meneghetti analisa situação das chuvas em Dois Irmãos

03/05/2024
Imagem desta sexta-feira mostra que água baixou junto à Ponte de Pedra

Imagem desta sexta-feira mostra que água baixou junto à Ponte de Pedra

No final da manhã desta sexta-feira (3), em seu gabinete, o prefeito Jerri Meneghetti concedeu entrevista ao editor do Jornal Dois Irmãos, Alan Caldas. Ele falou sobre o trabalho realizado pelo município ao longo da semana de fortes chuvas em todo o Rio Grande do Sul.

Segundo Jerri, a Defesa Civil municipal atua desde o início da semana na prevenção e no atendimento a moradores em áreas de risco. No comparativo com o ciclone que atingiu a região em 2023, os episódios de agora estão sendo bem menos traumáticos para Dois Irmãos, ao contrário do acontece em outras cidades do Estado.

– No ano passado, o ciclone de 15 de junho foi algo realmente atípico, um volume absurdo de chuva em poucas horas, o que causou o transbordamento do nosso rio e dos arroios, foi algo muito abrupto, repentino. O prejuízo foi enorme tanto para a área pública quanto para a privada. Tivemos empresas que tiveram prejuízos enormes, residências atingidas, pessoas que perderam tudo dentro de casa. O que ocorreu ano passado foi algo único até agora, e tomara que não tenhamos novamente – comentou.

Agora, em 2024, o município e a população estavam melhor preparados.

– A gravidade desse ano é bem menor. A diferença é que começou a chover no fim de semana, a chuva passou a tomar uma intensidade, não cessou, mas não foi aquela coisa repentina; foi algo gradativo. Estamos desde segunda à noite monitorando os arroios, e na terça à noite tivemos o pico, o maior volume atingido até o momento, que transbordou no Portal da Serra e chegou muito próximo no Vila Rosa, atingindo duas casas. Esse ano as pessoas também estavam mais preparadas. No momento em que nós chegamos com a estrutura de caminhões e pessoal, muitos já preferiram tirar seus pertences mais importantes de dentro de casa como forma preventiva. Houve esse entendimento melhor da própria comunidade que se encontra nas áreas de risco, e isso facilitou muito o trabalho. Facilitou porque foi de forma mais organizada, se antecipando ao problema que felizmente não se confirmou. Na madrugada de quinta o rio também transbordou, atingiu pátios das casas mas não chegou a entrar em nenhuma – acrescentou o chefe do Poder Executivo.

De acordo com o prefeito, dois bairros em especial seguem merecendo maior atenção: Portal da Serra e Vila Rosa.

– Apesar das ações na tentativa de mitigar os efeitos de uma inundação, eles vão continuar sendo pontos de atenção. No ano passado começamos a fazer uma limpeza dos arroios, e conseguimos fazer cerca de 70%. Nós já conseguimos fazer todo o Arroio da Esquerda, o Feitoria até a Ponte de Pedra, o Arroio da Direita quase até no Feitoria, faltando o trecho da Ponte de Pedra até o Grupo Herval e o Arroio Carú que passa nos fundos do Clube Vila Rosa – explicou Jerri.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

Alan Caldas   26/08/2024

FOTOS DO DIA

DNIT realiza melhorias na BR-116 em Dois Irmãos (Foto: Octacílio Freitas Dias / Agosto 2024)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela