Nos dias 17 e 31 foram mais de 80 consultas
Pela quinta vez desde o início da pandemia, a Unidade de Apoio Corona de Dois Irmãos ultrapassou a marca de mil atendimentos em um único mês. Maio teve 1.275 consultas em 31 dias, mais que o dobro dos registros de abril. Os dias de maior procura foram 17, com 82 atendimentos, e 31, com 86. Com isso, o município atinge o patamar de fevereiro (1.285), mas ainda abaixo de março (1.857), o pior mês da pandemia até agora.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Aneliese Adriane Kich, o Rio Grande do Sul como um todo enfrenta um momento de recrudescimento da pandemia.
– O Estado do RS apresentou elevação de casos nos últimos dias. Talvez o problema seja de cunho comportamental: falta de conscientização das medidas de higiene, do uso de máscara, do distanciamento social e do auto isolamento de casos suspeitos. As pessoas baixaram a guarda, quando tinham que mantê-la; não só aumentou a procura para atendimento, mas o número de internações por Covid-19 também teve elevação – comenta.
Em relação aos casos novos de coronavírus no município, os dois últimos meses foram parecidos, com média de 340 cada. Março ainda é o campeão de registros, com mais de 450. Maio, no entanto, foi menos letal. A Secretaria da Saúde recebeu a confirmação de quatro mortes no mês passado, contra 14 em abril e 13 em março. Vale lembrar que pode acontecer de um óbito por Covid-19 ocorrer em um mês e ser confirmado apenas no seguinte.
PREFEITO FAZ APELO
O prefeito Jerri Meneghetti fez um apelo através das redes sociais da prefeitura.
– Precisamos que a comunidade respeite os protocolos sanitários. Todos nós queremos a escola aberta, estabelecimentos comerciais abertos e todos podendo trabalhar, mas para isso precisamos da colaboração de cada um – declarou.
A equipe de fiscalização da prefeitura intensificará suas ações para verificar o cumprimento das regras sanitárias. Nos próximos dias, inclusive à noite, vários estabelecimentos serão visitados, com o objetivo de garantir a segurança e a proteção de todos, além da continuidade das atividades comerciais.
SEM BOLETIM
Nesta quarta-feira (2), pelo segundo dia consecutivo, a Secretaria da Saúde não divulgou boletim sobre a situação do coronavírus em Dois Irmãos. Nas redes sociais da prefeitura, foi publicada uma nota alertando para mudanças no sistema de divulgação.
– A Secretaria de Saúde de Dois Irmãos está realizando ajustes no boletim epidemiológico do coronavírus, que estava sendo divulgado de segunda a sexta-feira. A mudança está sendo realizada pela equipe da Unidade do Disque Coronavírus, devido ao grande número de pessoas que realizam o exame em farmácias e laboratórios da rede particular. Estes dados estão sendo cruzados com o e-SUS e Secretaria de Vigilância em Saúde (SIVEP). Pedimos a compreensão da comunidade dois-irmonense e em breve estaremos com o boletim de volta – diz a nota.
EVOLUÇÃO DA PANDEMIA
2020
47 casos e 1 óbito até o final de junho
230 casos e 4 óbitos até o final de julho
470 casos e 7 óbitos até o final de agosto
566 casos e 10 óbitos até o final de setembro
706 casos e 12 óbitos até o final de outubro
951 casos e 13 óbitos até o final de novembro
1.414 casos e 16 óbitos até o final de dezembro
2021
1.658 casos e 21 óbitos até o final de janeiro
1.976 casos e 30 óbitos até o final de fevereiro
2.454 casos e 43 óbitos até o final de março
2.805 casos e 57 óbitos até o final de abril
3.140 casos e 61 óbitos até o final de maio