(Fotos: Divulgação)
Nesta semana foi anunciado o início da primeira etapa de restauração do Museu Histórico Municipal de Dois Irmãos, que completa 32 anos neste dia 3 de junho.
A equipe do projeto “Restauro Museu Histórico de Dois Irmãos – Parte 1: Projetos” esteve na prefeitura, na última segunda-feira (31), para organizar os detalhes dos primeiros levantamentos e anunciar que a iniciativa conta com financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio das Lojas Kinei. A realização é da administração municipal, museu e Coral Cantares, com o planejamento cultural da produtora Simples Assim. O valor aprovado de R$ 106.760,00 tem contrapartida obrigatória da prefeitura de 10%.
A primeira etapa consiste na elaboração dos seguintes projetos: projeto arquitetônico de restauro do Museu Histórico Municipal; projeto arquitetônico para um anexo ao museu, com sala de convivência, outra sala de acervo, memorial descritivo, levantamento fotográfico; projetos complementares (estrutural, hidrosanitário, elétrico e PPCI). Todos os projetos desta etapa serão elaborados pelas arquitetas Cristiane Rauber e Juliana Betemps Vaz da Silva.
– Sem os projetos, as etapas que virão em seguida não seriam possíveis. Com todo o levantamento que será realizado, será possível inscrever, junto aos mecanismos de incentivo, a próxima fase, a reforma efetivamente – explica o produtor cultural da Simples Assim, Daniel Henz.
O prefeito Jerri Meneghetti destaca que o museu faz parte do legado cultural do município.
– Sua preservação é de extrema importância, sendo um local que representa a história da colonização alemã, valorizando assim o nosso passado. O museu é fonte de estudo, além de ser um dos atrativos turísticos de Dois Irmãos, portanto um espaço que muito nos orgulha – comenta.
O restauro também faz parte das comemorações da cidade ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, que acontecerá em 2024.
Na prefeitura: Daniel Henz, da produtora Simples Assim; Edson Maicá Severo, secretário do Desenvolvimento Econômico; Thaís Backes, do Departamento de Cultura; vice-prefeito Juarez Stein e arquitetas Juliana Betemps Vaz da Silva e Cristiane Rauber