(Foto: Divulgação)
A Temporada Cultural do Espaço Cultural Antiga Matriz, em Dois Irmãos, vai celebrar o Meio Ambiente com música e artes visuais neste domingo (4). A atividade inicia às 17h, com abertura da exposição “Recicla-te – o pão nosso de cada dia”, da artista Denise Wichmann. Após, o Quinteto Ilhota faz o show “Amor à Natureza”, que inclui composições de Antônio Carlos Jobim, Gilberto Gil e João Nogueira.
O espetáculo inédito, criado especialmente para o evento de lançamento da 26ª Semana do Meio Ambiente de Dois Irmãos, pretende mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da preservação. O repertório traz composições que evidenciam a indissociável relação do homem com o meio ambiente, e que tanto denunciam a degradação provocada pelo ser humano, como enaltecem a natureza. O show conta com ritmos de samba e choro, entre outros gêneros da música popular. A exposição de Denise Wichmann, que estará presente na abertura, é resultado do trabalho da artista com muitas mãos de recicladores na transformação de matéria reciclada em trabalhos de arte, mostrando o valor que pode ter o lixo nas mãos de quem sabe dele extrair arte. As obras ficam em exposição no local até 30 de julho.
A Temporada Cultural 2023 é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, com financiamento do Departamento e Conselho Municipal de Cultura, e apoio de Becker Empreendimentos Imobiliários e Cortecor Imagem Corporativa. Nesta edição, também conta com financiamento do Departamento e Conselho Municipal do Meio Ambiente de Dois Irmãos.
Atividades Educativas
A programação especial na Antiga Matriz continua na quarta-feira (7), quando monitores ecológicos da rede municipal de ensino terão palestra sobre o Bioma Mata Atlântica em Dois Irmãos, ministrada pelo ambientalista Arno Kayser, e um bate-papo e visitação orientada à exposição Recicla-te, conduzida pela artista visual Denise Wichmann. A atividade inicia às 8h30 e é aberta ao público em geral.
Semana do Meio Ambiente
Além da programação especial no Espaço Cultural Antiga Matriz, a 26ª Semana do Meio Ambiente terá outras atrações. A abertura oficial acontece na segunda-feira (5), às 14h30, no Ginásio Arno Nienow (Navegantes), com juramento do monitores ecológicos. No próximo dia 10 (sábado), na Praça do Imigrante (Centro), haverá distribuição de mudas das 9h às 11h e passeio para a Usina de Reciclagem no Trenzinho do Vale em dois horários, às 8h e às 10h. As inscrições para o passeio podem ser feitas pelo telefone (51) 3564-8894 ou pelo WhatsApp (51) 99750-3505.
A professora e coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Educação, Ivana Soligo Collet, reforça o convite para comunidade participar da programação. “As pessoas praticam aquilo que sabem, e o esforço da administração municipal é sensibilizar a comunidade para a importância de preservar o ambiente em que vivemos”, afirma.
*
SAIBA MAIS
“Amor à natureza” pelo Quinteto Ilhota
Com repertório construído sobre essa temática, apresenta grandes mestres do cancioneiro brasileiro, que protestaram em defesa do meio ambiente em suas obras, entre estes, nomes como Tom Jobim, João Nogueira e Paulo César Pinheiro, Milton Nascimento, Gilberto Gil e também Paulinho da Viola, com a canção que dá nome ao show.
O set list também traz composições autorais de artistas locais, como o samba “Dilúvio, riacho triste”, de Gabriel Maciel – música denúncia sobre o arroio que atravessa a capital gaúcha; alguns temas instrumentais na linha do Choro, escritos por Vinicius Ferrão, e dedicados aos rios que formam o Delta do Jacuí; além da canção “Do valão”, composta pelo músico hamburguense Rafa Cantando, premiada no III Festival Nossa Música de Novo Hamburgo e que evidencia a degradação do Arroio Luiz Rau, o “Valão”, da cidade de Novo Hamburgo.
O Quinteto Ilhota é uma formação feita especialmente para o evento e parte do duo “Seresta na Ilhota”, integrado por Gabriel Maciel, (cantor/violonista/compositor da banda Tribo Brasil; cantor no projeto “O Maestro, O Malandro e o Poeta”; cantor/ator da peça “Lupi, o Musical, Uma Vida em Estado de Paixão”) na voz e violão, além de Vinicius Ferrão (Voo Livre; Tribo Brasil; Roda Viva; “O Maestro, O Malandro e o Poeta”) no cavaquinho e bandolim. Somam-se ao projeto as convidadas: “Sôra” Thayan Martins (percussão e voz), Mel Souza (piano) e Julia Gregorio (flauta).
Recicla-te – o pão nosso de cada dia por Denise Wichmann
A proposta trazida pela artista visual Denise Wichmannn na exposição “Recicla-te – o pão nosso de cada dia” questiona não somente um sistema de opressão, que impõe um consumo desenfreado, mas o papel de cada um, enquanto indivíduos, no aproveitamento cíclico dos materiais, diminuindo a necessidade de que novos materiais sejam retirados da natureza, e, nesta relação de descarte e seleção de cada tipo de lixo, envolve a conscientização dos perigos do consumismo desenfreado.
A exposição multimodal, com peças de instalação, fotografias e vídeo, é parte de um projeto em processo e que vem sendo desenvolvido junto de recicladores de Novo Hamburgo. No projeto Recicla-te, Denise Wichmann trabalha com os recicladores na transformação de matéria reciclada em trabalhos de arte. “Reciclar é arte. É ver valor no que parece sem valor, como Michelangelo viu o um anjo na pedra tosca”, comenta a artista.