Foto: Polícia Civil / Divulgação
Um homem de 34 anos, considerado o gerente do tráfico de cocaína em Dois Irmãos, foi preso na tarde desta terça-feira (2), em ação da Delegacia de Polícia do município, com o apoio da Brigada Militar.
Coordenada pelo delegado Felipe Borba, a chamada Operação Lieferung teve como alvos endereços dos bairros Bela Vista e Loteamento Picada 48, nos quais foram cumpridos, além do mandado de prisão preventiva, quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário. Através destes mandados, foram apreendidos celulares, documentos e pequena porção de maconha.
De acordo com o delegado Borba, a prisão preventiva foi decretada com base em inquérito policial instaurado no início do ano, a partir da prisão de um indivíduo pela BM, flagrado com buchas de cocaína em um veículo.
Com mais informações sobre a dinâmica do tráfico de drogas na cidade, a equipe da delegacia debruçou-se sobre uma nova investigação. “Após cinco meses, conseguimos demonstrar que o sujeito que prendemos hoje (terça) atuava na coordenação da venda de cocaína por meio do sistema de tele-entrega na cidade”, destaca o delegado Borba, ressaltando que “as diligências promovidas revelaram com detalhe que este sujeito, já com antecedentes pela prática de tráfico de drogas, inclusive estando em prisão domiciliar, entregava a quem se associava ao comércio de entorpecentes um veículo, uma maquininha de cartão, um celular e a droga, indicando ao aparente ‘motorista de aplicativo’ a quantidade, onde e a quem entregar as porções de cocaína”.
Os policiais apuraram também que o homem, com antecedentes por homicídio e tráfico, habilitava as máquinas de cartão em nome de laranjas, assim como habilitava os telefones colocando o chip no nome de terceiros, a fim de dificultar a identificação do esquema criminoso. “Trata-se de prisão relevante, ainda mais se considerarmos que o consumo de cocaína tem altíssimo potencial criminógeno, seja pelo fato de estimular crimes patrimoniais por parte de usuários sem condições financeiras de arcar com a satisfação da dependência, seja pelos comportamentos violentos vinculados, tanto dos usuários pelos efeitos da droga quanto de quem cobra dívidas ou disputa o domínio de pontos de tráfico”, reforça o delegado.
Através desta mesma investigação, já ocorreram outros indiciamentos. “Já temos outras duas pessoas que foram indiciadas pelos crimes de tráfico e de associação ao tráfico de drogas no mesmo inquérito, e seguiremos as investigações para que outros envolvidos respondam pelos delitos praticados”, destaca o delegado Borba, ressaltando, mais uma vez, a importância da comunidade colaborar com a polícia através de denúncias. Qualquer informação pode ser repassada para a Delegacia de Dois Irmãos pelo telefone (51) 3564–1190 ou pelo WhatsApp (51) 98543-7318, garantindo-se o anonimato.
Homem havia sido preso em janeiro de 2023 pela BM
O indivíduo havia sido preso pela última vez em janeiro de 2023, pela Brigada Militar, no bairro Bela Vista. A prisão, efetuada em flagrante, também foi por tráfico de drogas. Um segundo homem foi preso junto com ele. Conforme informações da BM na época, a dupla estava a bordo de um veículo suspeito de envolvimento com a venda de entorpecente e tentou fugir da abordagem.
De acordo com o delegado Borba, na época a prisão em flagrante foi convertida em preventiva. Já em setembro do ano passado, ele ganhou direito à prisão domiciliar. O mesmo homem também já havia sido preso em julho de 2018, no bairro Portal da Serra, durante operação da Polícia Civil, pelo mesmo crime.