(Foto: Divulgação / PMDI)
Lançado em maio deste ano, o MEI Legal, da Sala do Empreendedor de Dois Irmãos, já revisou o registro de 689 Microempreendedores Individuais, entre ativos e inativos do município. Neste período, já foram identificados 382 MEIs com pendências de parcelas ou declarações de faturamento. O servidor da Sala do Empreendedor Anderson Ismael Müller destaca a importância do contato com os microempreendedores. “Já conseguimos orientar muitos MEIs, que inclusive nem sabiam que estavam com parcelas em aberto ou que tinham que fazer alguma declaração”, comentou.
Só no primeiro mês do MEI Legal, foram identificadas 7.646 parcelas em aberto, 43 MEIs em dívida ativa com a União e 399 declarações de faturamento pendentes. Deste número, a Sala do Empreendedor encaminhou sete parcelamentos, fez 45 declarações de faturamento e encaminhou mais de 100 parcelas para pagamento. O atendente Ariel Sander Scheidt frisou que muitos empreendedores que foram contatados conseguiram resolver suas pendências por conta própria ou com o auxílio dos escritórios de contabilidade, regularizando sua situação.
O chefe do Departamento de Indústria e Comércio, Mauro Hahn, comemorou os resultados iniciais. “Os números mostram que acertamos com o lançamento do programa, e vamos seguir fazendo a busca ativa dos Microempreendedores Individuais, para auxiliar suas atividades”, enfatizou Mauro.
NÚMEROS
Dos MEIs analisados, são quase R$ 650 mil em aberto que serão negociados com a União. Deste valor, mais de R$ 150 mil são de juros sobre parcelas vencidas. “É um valor que deixa de circular na economia local e, muitas vezes, falta no caixa da empresa”, acrescenta Mauro.
Empreendedores MEIs que desejam verificar se estão com alguma pendência ou precisam encaminhar a sua regularização podem entrar em contato com seu escritório de contabilidade, ou com a Sala do Empreendedor, pelo telefone/ WhatsApp (51) 3564-8827.
PROGRAMA
O Programa MEI Legal busca auxiliar a regularização dos Microempreendedores Individuais do município. Entre as pendências analisadas, estão os pagamentos das guias mensais e as declarações de faturamento. Por meio de uma busca ativa, a Sala do Empreendedor está fazendo contato com todos os microempreendedores do município, ativos ou baixados, que tenham alguma pendência com declarações obrigatórias, dívida ativa ou com guias mensais em atraso, para oferecer suporte para resolver as inconformidades.