Inauguração do Quarto de Acolhimento 16 no Hospital São José reforça poder do voluntariado em Dois Irmãos

03/08/2026
Presidente Neusa destacou a importância da conquista

Presidente Neusa destacou a importância da conquista

Na última sexta-feira, dia 31 de julho, a Associação dos Voluntários do Hospital São José de Dois Irmãos realizou a inauguração do Quarto de Acolhimento 16, marcando mais uma conquista do trabalho voluntário em prol da comunidade. O momento contou com a presença de entidades, voluntários, jornais locais e representantes da prefeitura.

A presidente da Associação dos Voluntários, Neusa Meurer Hansen, destacou a importância de uma reforma como esta. “O Quarto de Acolhimento 16 é o significado do nosso trabalho. Entendemos que a doença pode vir para todos, mas quando alguém é acolhido, abraçado, grande parte da cura já aconteceu, e esse é o grande objetivo deste quarto”, destacou.

Emocionada, ela também relembrou das mãos amigas. “Durante cinco anos passei por um processo muito doloroso, porém sempre tive ajuda dos meus amigos, da minha comunidade e da prefeitura de Dois Irmãos. Aqui, me sinto em casa, temos diálogo e sempre a quem recorrer, por isso minha imensa gratidão”, agradeceu.

Na cerimônia, a secretária da associação, Angela Schneider Bender, contou como o processo se iniciou. “Foi no final de 2025 que, após uma entrega ao hospital, o diretor Dr. Thiago Serafim relatou aos voluntários o estado precário do banheiro do quarto 16. O que nos marcou foi ouvir dele que as paredes pudessem estar de tal maneira devido a quantas angústias e momentos de dor elas ‘ouviram’, mas também muitas rezas e esperanças”, relembrou.

Ela enfatizou o momento da virada de chave. “Após ouvirmos isso, compreendemos que aquele quarto precisava mais do que uma reforma: ele precisava de acolhimento. O quarto 16 foi como a presidente Neusa diz: ‘o desejo das voluntárias de que cada paciente e familiar sentissem que não estão sozinhos’. Buscamos transformar ele num ambiente mais humano e de paz nos momentos mais difíceis”, salientou.

 

Reconhecimento e agradecimentos

O secretário da Saúde, Nilton Tavares, agradeceu ao imenso esforço e trabalho da comunidade para este acontecimento. “Nossas palavras hoje são de alegria e de agradecimento, e que venham boas energias para esse quarto agora reformado”, declarou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adão Derci de Oliveira, parabenizou os voluntários. “O voluntariado de Dois Irmãos é um exemplo ao de outros municípios. Os voluntários do hospital merecem os parabéns por toda a luta e engajamento com o poder público e a própria administração do hospital”, congratulou.

Junto dele, a fundadora do conselho, Vinilda Wingert, também relembrou grandes conquistas. “Caminhei nesta casa por 40 anos, trabalhei em cada setor. Foi em 1998 que tivemos 647 metros de área construída, e, com este exemplo, temos que seguir caminhando. A história tem que continuar para frente, com essas pessoas cheias de luz que tanto fazem pelo Hospital São José”, destacou.

O diretor Thiago Serafim assegurou o acolhimento e enfatizou os cuidados exercidos. “Como médicos, sabemos que, curar sempre que possível, mas confortar sempre. Posso garantir que até os últimos minutos oferecemos conforto e dignidade aos pacientes que passam conosco. Agora, com o quarto reformado, temos certeza que muitas alegrias virão”, afirmou.

O pároco Alexsandro Lemos da Silva esteve presente e compartilhou uma bela mensagem. “Tudo que fazemos, mesmo que seja no limite da vida, precisa-se de esperança, seja para o paciente ou familiar. E não há maior esperança que o conforto e o consolo. Que haja sempre esperança no olhar de quem atende e de quem recebe, e no olhar da comunidade que zela o hospital”, comentou.

Agostinho Backes, há 25 anos na engenharia e parceiro dos voluntários do hospital, também prestou suas homenagens. “Fico muito feliz quando as meninas me procuram e falam: vamos fazer mais um quarto para o hospital. Gosto muito do que faço, e para mim isso é motivo de muita alegria”, frisou.

 

Lembranças da bela trajetória

O prefeito Jerri Meneghetti relembrou um pouco da trajetória das voluntárias. “Há 13 anos, elas vieram até mim solicitando um espaço para desempenhar as atividades de costura de recuperação de roupas de cama. Conseguimos um pequeno espaço dentro do hospital, e um dia eu as visitei e percebi que precisávamos de um espaço maior. Aquele grupo cresceu, não só em número, mas no conceito e no que elas ganhavam no coração de cada cidadão de Dois Irmãos”, relatou.

Ele se mostrou extremamente grato e parceiro da associação. “Temos muito orgulho de poder contar com um grupo tão valoroso no nosso município. Sabemos que é tudo vindo do coração. Somos extremamente privilegiados de tê-las”, agradeceu.

Por fim, lembrou que o município financia 85% do custeio do hospital, enquanto 15% vem do Estado. “É desproporcional o que vem acontecendo, e isso recai sobre o município. Quando há pessoas dispostas a representar Dois Irmãos, nós só temos a agradecer. As entregas que vocês fazem trazem conforto e dignidade para os pacientes, e em nome da comunidade digo que temos grande gratidão pelo trabalho dos voluntários”, completou.

 

Quarto de Acolhimento 9 é prioridade

O Quarto de Acolhimento 9, outra importante necessidade do Hospital São José, se tornou prioridade dos voluntários.

Na última reunião da Secretaria de Turismo preparatória ao Kerb de São Miguel, como contrapartida prevista na licitação para exploração da festa, a Cervejaria Hunsrück, vencedora do processo licitatório e chope oficial, informou que fará a doação de R$ 40 mil para auxiliar na execução da próxima reforma.

Com esperança e contando com a força da comunidade, a secretária Angela revela que os voluntários querem seguir com as reformas, após o quarto 9, no futuro, com o projeto do quarto 15. “Acreditamos que cuidar vai muito além dos tratamentos médicos, é também acolhimento, ambiente que transmita paz e represente o carinho de uma comunidade inteira”, finalizou.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

FOTOS DO DIA

Poesia e arte no céu de Dois Irmãos (Foto: Pitter Ellwanger)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2026, Todos os direitos reservados Agência Vela