Cerimônia de expansão da centelha às demais entidades da 30ª RT ocorre no domingo (8), a partir das 9h, na ACTG Portal da Serra
Na tarde desta segunda-feira (2) ocorreu a cerimônia de recebimento da centelha da Chama Crioula, em Dois Irmãos. Trazida do Alegrete pela Guarda de Honra da 30ª Região Tradicionalista, a chegada da centelha marcou o início oficial dos festejos farroupilhas na região.
Realizada na prefeitura, a solenidade foi acompanhada pelo coordenador da 30ª RT, Carlos Moser, pelo Patrono dos festejos farroupilhas da 30ª RT, Alberto Antonio Ferreira, e pela secretária de Educação, Denise Maria Maldaner. Também estiveram presentes professores, estudantes e representantes de entidades tradicionalistas do município.
Carlos Moser destacou que a Guarda de Honra percorreu mais de 650 quilômetros a cavalo de Alegrete até Dois Irmãos, carregando o maior símbolo dos festejos farroupilhas. “Obrigado por estarem aqui, por aceitarem esse desafio e cumprirem essa tarefa, que dá início a todas as festividades alusivas aos festejos farroupilhas dentro da 30ª RT”, disse ele, reconhecendo os desafios da cavalgada. “É uma função desgastante, que exige disponibilidade de tempo, mas necessária e que engrandece o tradicionalismo organizado e que busca o entendimento entre as entidades e o bem coletivo”, reforçou. Moser também aproveitou o momento para agradecer às administrações municipais e entidades tradicionalistas pelo apoio e incentivo à cultura.
Representando a administração municipal, a secretária Denise também agradeceu aos 14 cavaleiros da Guarda de Honra. “Vocês, com muito amor, carinho, fé e persistência, valorizando as nossas tradições, trouxeram a centelha da Chama Crioula para o nosso município. Gratidão por darem seguimento a essa história tão linda, da qual todos nós fazemos parte”, destacou.
Festejos Farroupilhas
Promovidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), os Festejos Farroupilhas de 2024 têm como tema estadual o centenário do pajador Jayme Caetano Braun e como patrono o músico Pedro Ortaça.
Em nível regional, o Patrono dos Festejos Farroupilhas da 30ª RT é Alberto Antonio Ferreira. Com mais de 32 anos dedicados ao tradicionalismo gaúcho, foi Patrão do CTG M’Bororé por oito vezes. Atualmente é membro do Conselho de Vaqueanos.
Realizou inúmeros trabalhos, percorrendo o Estado, visitando entidades e participando de eventos ao lado da esposa e filhas, e contribuiu com a 30ª RT e com o MTG exercendo cargos e funções nas duas instituições por mais de uma gestão, cabendo destaque nos últimos anos quando exerceu a função de Conselheiro do MTG e Presidente da 48ª Ciranda Cultural de Prendas do RS.
Alberto Antonio Ferreira nasceu no dia 15 de novembro de 1952, em Cambará do Sul, e aos 17 anos se mudou para Campo Bom.