(Foto: Divulgação)
A prefeitura de Morro Reuter recebeu na sexta-feira (30), durante a Expointer, o certificado de reconhecimento de equivalência junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com o certificado, os estabelecimentos do município que aderirem ao Sisbi-POA, que fabricam produtos de origem animal, como aviários e frigoríficos, poderão vender para todo o território nacional.
A prefeita Carla Chamorro destacou a importância da certificação para a expansão das empresas locais. “Este foi um trabalho de longo prazo e contínuo, pois já trabalhamos com o SIM – Sistema de Inspeção Municipal, conquistamos o SUSAF, de equivalência estadual, e agora, com o Sisbi-POA, esperamos ajudar as nossas empresas na ampliação da produção e no nosso desenvolvimento econômico”, afirmou ela.
O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar da população. Para obtê-la, a prefeitura realizou o cadastro no Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção (e-Sisbi) e demonstrou, por meio de comprovações, que possui condições de executar a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, com a mesma eficiência do Ministério da Pecuária (MAPA).
Também estiveram na cerimônia empresários do ramo e a chefe do SIM de Morro Reuter, Brenda Strassburger.