(Fotos: Divulgação / PMDI)
O Michels Kerb – Kerb de São Miguel – é o ponto alto nas aulas de alemão como língua adicional na escola municipal Arno Nienow (Navegantes), ministradas pela professora Ana Cristina Wiest. Neste ano, os estudantes desde a Educação Infantil até o 9º ano foram inspirados a realizar uma atividade chamada ‘Zeitkapsel’ (cápsula do tempo) alusiva ao bicentenário da imigração alemã no Brasil, que se comemora em 2024.
Nesta 193ª edição do Kerb, os estudos se voltaram às origens do município, que já foi colônia de São Leopoldo e cujo primeiro nome era ‘Baumschneis’ (Picada dos Baum), por conta da família que veio com o grupo dos primeiros alemães ao Brasil, em 1824, e que habitava onde a cidade se localiza atualmente. Às vésperas do Dia de São Miguel, a escola teve uma celebração com apresentações culturais, danças e teatro, uma verdadeira epopeia com a língua do país de origem dos pioneiros do município. Na última quarta-feira (28), os estudantes guardaram a cápsula do tempo na terra, para ser aberta no dia 25 de julho de 2024, no dia da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil.
O idioma alemão é ofertado na escola a partir do 1º ano do ensino fundamental. “Os pequenos da Educação Infantil não estudam a língua alemã ainda, mas daqui há dois anos, no momento da abertura da cápsula do tempo, já estarão no ensino fundamental e participando das aulas. É certamente um momento muito especial”, diz a professora Ana.