Fonte: MDB-RS
A ex-prefeita de Dois Irmãos Tânia Terezinha da Silva se desincompatibilizou na sexta-feira (1º) da presidência da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo e se colocou à disposição do MDB para concorrer à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nas eleições deste ano. Tânia foi prefeita de Dois Irmãos por dois mandatos, de 2013 a 2020.
Mulheres negras
As mulheres negras representam 27,8% da população brasileira, entretanto têm baixa representatividade na política. Em ano de eleições municipais, dados divulgados pelo Movimento Mulheres Negras mostram que, em 2016, o número de eleitas, tanto para vereadoras quanto para prefeitas, não chegou a 5%.
Na contramão das estatísticas, Tânia foi a primeira mulher eleita prefeita em Dois Irmãos, município de colonização alemã onde 98% das pessoas são brancas. Tânia repetiu a dose e foi reeleita em 2016, com uma margem ainda maior de votos – a diferença do segundo colocado foi de 610 votos na primeira eleição e de 3.115 votos na segunda. Em 2018, a sua administração foi um dos destaques do Prêmio Projeto Inovador, da Rede Cidade Digital, um dos mais importantes do país na área.