Secretaria da Saúde de Dois Irmãos divulga orientações sobre a dengue

04/04/2022
Março bateu recorde de atendimentos na Emergência 24h

Março bateu recorde de atendimentos na Emergência 24h

Em razão do aumento de infectados pela dengue em Dois Irmãos, a Secretaria da Saúde divulgou orientações sobre a doença e seus sintomas.

– Existem quatro tipos de vírus da dengue: os tipos um, dois, três e quatro. Em Dois Irmãos, até o momento, tivemos casos apenas do tipo um. Pacientes uma vez infectados pelo vírus do tipo um, ficam imunes deste tipo de vírus, podendo se contaminar apenas pelos outros tipos da doença (dois, três ou quatro).                                                          

– O exame laboratorial não é o mais importante no diagnóstico e tratamento da dengue, visto que estes são orientados por critérios clínicos. O resultado dos exames, na maioria das vezes, só está disponível após a fase mais sintomática da doença.

– Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dores de cabeça, no corpo e articulações, cansaço extremo. O aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo, náuseas e vômitos também são sintomas frequentes em casos de dengue. Esses sintomas aparecem, normalmente, após 4 a 7 dias da picada do mosquito infectado e podem durar em média de 7 a 10 dias para passar.

– Após os primeiros sintomas da dengue, é importante iniciar imediatamente a hidratação vigorosa, com água, chás, sais de reidratação oral, soro caseiro, além do uso de analgésicos e antitérmicos, se necessário. É importante evitar o uso de AAS e anti-inflamatórios, como por exemplo o Ibuprofeno e Diclofenaco.     

– O médico e diretor técnico da Secretaria da Saúde de Dois Irmãos, Dr. Paulo Strada, ressalta que a melhor maneira de combater a dengue é a eliminação dos criadouros, e pode ser feita através de medidas simples que estão nas mãos de cada um de nós. Essas medidas devem se tornar um hábito incorporado à nossa vida diária. O combate à dengue é responsabilidade de todos. Faça sua parte!

– A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. As pessoas com suspeita ou diagnóstico de dengue devem seguir usando repelentes para evitar a picada de mosquitos, visto que ela é fonte de vírus para infectar o inseto, e este sim poderá contaminar outras pessoas.

 

Dois Irmãos ultrapassa marca de 1 mil casos confirmados

O boletim de sexta-feira (1º) mostra que Dois Irmãos chegou a 1.003 casos de dengue confirmados. São 2.179 notificações, 930 testes em análise e 103 com resultados negativos. No momento, dois pacientes estão internados por conta da doença.

A Vigilância em Saúde reforça a importância de reservar 10 minutos para revisar sua casa e pátio com o objetivo de eliminar os focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Para mais informações e denúncias sobre pontos com água parada no município, o telefone de contato é (51) 3564-8871. A Secretaria da Saúde informa que os munícipes que estão aguardando testes sorológicos de dengue vão receber o resultado do exame através de SMS (não é WhatsApp). Após o recebimento do SMS, o resultado físico pode ser solicitado na Unidade Básica de Saúde de referência do usuário.

 

(Foto: Octacílio Freitas Dias)


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela