
(Foto: Divulgação / PMMR)
Começou nesta quinta-feira (3) a vacinação contra a gripe (influenza) em Morro Reuter. O atendimento acontece na Sala de Vacinas da ESF (fundos da UBS com entrada pela lateral da BR-116) em segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, e nas quintas, das 8h às 11h30 e das 13h às 18h30. Os documentos necessários são: carteira de vacinação, RG ou Cartão SUS e receita ou atestado médico (para o caso de comorbidades), documento que comprove a categoria (caso de profissionais elencados).
– É importante que esse imunizante seja tomado anualmente, já que os vírus da influenza sofrem mutações constantes. Neste primeiro momento, o foco do Sistema Único de Saúde (SUS) é a vacinação dos grupos prioritários, que são: crianças de seis meses até 5 anos e 11 meses e 29 dias, pessoas acima de 60 anos, gestantes e puérperas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores e demais funcionários de escolas públicas e privadas, membros de forças de segurança, salvamento e forças armadas, trabalhadores dos Correios, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e portuário. Pessoas com comorbidades também fazem parte do primeiro grupo a receber as doses. Por comorbidade, entende-se pessoas com doença cardíaca crônica, respiratória, renal crônica, hepática crônica, diabete, portadores de trissomias, transplantados, pacientes com imunossupressão e obesidade grave (IMC>40) – diz a nota divulgada pela Secretaria da Saúde de Morro Reuter.
Gerda Klein Heilmann (foto), 69 anos, foi a primeira a garantir sua dose de proteção no município. Ela diz que todos os anos se vacina e que, desde quando começou a se vacinar, não teve mais nenhum episódio de gripe forte. “Recomendo a todos”, comentou.