Integrantes da oficina de dança do Global fizeram uma apresentação impactante
A apresentação artística “Planeta Lixo: Até Quando?” abriu oficialmente a 27ª Semana do Meio Ambiente de Dois Irmãos, na tarde desta segunda-feira (3), no Projeto Global. Alunas do 5º e 6º anos, integrantes da oficina de dança da professora Jenifer Berlitz, utilizaram um cenário caótico repleto de lixos, que misturados ao movimento da dança e à música da trilha sonora prenderam a atenção de todos os presentes, chamando atenção para o volume de resíduos gerados pelo consumo excessivo, que podem sufocar toda e qualquer possibilidade de vida.
O prefeito Jerri Meneghetti parabenizou as estudantes pela bela apresentação, destacando que a representação foi impactante e carregada de simbolismo. Ele lembrou que Dois Irmãos tem um dos maiores índices de separação e reciclagem graças ao histórico de educação ambiental e ao trabalho realizado no município. “Quero fazer um agradecimento muito especial aos trabalhadores da nossa Usina de Reciclagem, pelo trabalho que vocês fazem, nos ajudando a manter Dois Irmãos limpa e transformando os resíduos em coisas novas”, afirmou. A secretária de Educação, Denise Maldaner, destacou as iniciativas positivas realizadas pela comunidade de Dois Irmãos, escolas e administração municipal, e fez questão de homenagear a professora Ivana Soligo Collet pela dedicação ao tema do meio ambiente nas escolas.
O chefe do Departamento de Meio Ambiente, Matheus Pielechovski Ferro, conversou com os estudantes e exibiu um desenho animado sobre o processo de reciclagem do plástico, convidando o representante da Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos, Djoni Michel, para falar sobre a separação adequada dos resíduos e a transformação do plástico em outros produtos. No encerramento, os mascotes da coleta seletiva, Seleca e Seleco, foram recebidos como celebridades pelos estudantes e posaram para fotos.
A 27ª Semana do Meio Ambiente de Dois Irmãos segue com apresentações itinerantes do Cinemagia 3D, com a exibição do curta-metragem “O Planeta pede Socorro” nas escolas e, no próximo sábado (8), na Praça do Imigrante, quando também haverá a distribuição de 200 mudas nativas para a comunidade.
(Fotos: Divulgação / PMDI)