Feira contou com a participação de avaliadores externos, de diversas áreas de atuação
Realizada na terça-feira (2), a 10ª Feira de Iniciação Científica do Colégio Imaculada Conceição (Feicic), de Dois Irmãos, reuniu mais de 40 projetos das turmas de Educação Infantil, Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano), no Ginásio de Esportes.
Avaliados por profissionais de diversas áreas e por voto popular através da internet, seis projetos foram premiados. Na categoria Educação Infantil, o trabalho “O Alerta Vermelho”, do Pré Nível 5 B, foi o grande campeão. Já na categoria Anos Iniciais, o destaque foi o trabalho “Você pode ser o ‘tipo’ de alguém!”, da turma 51. Este também foi o projeto eleito na votação popular. Na categoria Anos Finais, foram três trabalhos premiados: 1º lugar: “Arteterapia e a expressão artística como estímulo intelectual nas escolas”, das alunas Cecília Machado Moro e Laura Angelina Fernandes Pies (turma 91); 2º lugar: “A banalização e negligência de transtornos mentais: como isso afeta todas as gerações”, das alunas Gabriela Collet Coutinho, Laís Herder Berté e Valentina Robalo Fagundes (turma 91); e 3º lugar: “Divulgação da técnica do azul de metileno nas águas de Dois Irmãos”, das alunas Laura Saling, Maria Eduarda Schäfer dos Santos e Mariana Orlandin da Silva (turma 61).
Todos os premiados ganharam medalhas. Os primeiros colocados de cada categoria representarão o colégio em eventos como a MOSTRATEC JÚNIOR, promovida pela Escola Técnica Liberato, e a Mostra de Projetos das Escolas de Dois Irmãos (MOPEDI).
Orgulhosa, a diretora Shirley Backes destacou a qualidade dos trabalhos. “A 10ª Feicic alcançou seus objetivos de potencializar a criatividade, autonomia, protagonismo e liderança dos estudantes. Na visão dos avaliadores externos, os estudantes estavam muito bem preparados, eles se surpreenderam com a capacidade de comunicação apresentada por eles. O evento foi um sucesso, na organização, na apresentação dos projetos, na participação das famílias e especialmente por tudo o que os estudantes aprenderam e ensinaram aos visitantes”, disse ela, agradecendo pelo engajamento de todos.