RGE dá dicas para economizar e evitar desperdício de energia nas residências

04/08/2021
Fonte: RGE

Fonte: RGE

O hábito do consumo eficiente de energia elétrica torna-se ainda mais importante no inverno, época em que as temperaturas caem e o consumo cresce expressivamente. Os banhos ficam mais quentes, o que exige maior potência dos chuveiros elétricos para aquecimento da água. Cresce também a necessidade de aquecimento dos ambientes por meio de aquecedores ou condicionador de ar e, também, maior uso em secadoras de roupas e ferros elétricos, devido às condições climáticas, com chuvas e menor radiação solar.

Juntos, esses eletrodomésticos podem ser responsáveis por um aumento significativo na conta de luz durante o período. Quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que o cliente e o meio ambiente pagam por ela. Por isso, o uso consciente dos equipamentos é cada vez mais importante, especialmente nos meses do inverno. Além disso, os cuidados precisam ser redobrados para evitar acidentes com estes aparelhos. Existem algumas maneiras de usar a energia de forma eficiente. É importante destacar a utilização dos equipamentos elétricos de maneira correta e segura como está indicado no seu manual. É bom destacar também que, ao comprar um equipamento, dê preferência aos que possuem o selo de eficiência “A” do INMETRO/PROCEL.

Cada aparelho elétrico é responsável por uma parcela do que é pago na conta de luz. Veja quanto cada equipamento consome de energia e quais os pequenos cuidados que você pode ter para combater o desperdício, economizar e se manter seguro durante sua utilização.

 

CHUVEIRO

O chuveiro elétrico é o aparelho que mais consome energia em uma residência. Ao utilizá-lo no modo “inverno”, o acréscimo no consumo é de até 30% em relação ao modo “verão”. O banho passa a ser responsável por 25% a 35% dos gastos na conta de luz nos meses mais gelados. Para economizar, o correto é reduzir ao máximo o tempo do banho. Dessa forma, o cliente consegue reduzir, além da energia, o consumo de água. Um banho de 15 minutos utiliza aproximadamente 135 litros de água. Se o cliente fechar o registro ao se ensaboar, o consumo do líquido cai cerca de para 45 litros – uma significativa economia de 33%.

 

SECADORAS

O aparelho consome entre 80 a 100 kWh por mês, quando utilizado uma vez por dia. O frio também contribui para que se use mais a lavadora, que consome mensalmente de 3 a 6 kWh, 5% do consumo total de uma residência, quando ligada duas vezes por semana.

 

FERRO DE PASSAR

Já o ferro de passar roupa, quando ligado por uma hora durante 12 dias, pode representar de 12 a 20 kWh no final do mês. A dica aqui é procurar acumular roupa para lavar, secar e passar tudo de uma única vez.

 

AQUECEDORES

Aquecedores de ambientes também são recorrentes nesta época do ano. O consumo médio mensal do aparelho pode chegar a 160 kWh. Por isso, quando for comprar um aquecedor para sua casa, certifique-se que seu tamanho e potência estão adequados ao ambiente em que será utilizado. Isso evita gasto de energia desnecessário.

Outra dica é escolher modelos com sensor de temperatura e timer, assim, quando o cômodo estiver na temperatura ideal, o aparelho desliga e não consome energia. Se optar por utilizar condicionador de ar, uma opção viável é a instalação de aparelhos com modelo inverter, que economizam até 40% em comparação aos equipamentos convencionais.

 

GELADEIRA

A geladeira compete com o chuveiro como um dos equipamentos que mais consomem energia em uma residência. Ela representa, em média, de 15% a 20% do valor da sua conta. Para este caso, a dica é instalar a geladeira em local bem ventilado, não encostando em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas. Nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas. Degele e limpe a geladeira com frequência e não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado. Se for comprar uma geladeira nova, também procure modelos com a tecnologia inverter, que economizam cerca de 40% a 50% se comparado aos modelos convencionais.

 

LÂMPADAS

As lâmpadas também têm um papel importante no consumo, a iluminação representa de 5% a 15% do valor da sua conta de energia. É bom evitar acender lâmpadas durante o dia e aproveitar mais a luz natural. Abra as janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do dia iluminar sua casa e se puder pinte as paredes com cores claras. Lembre-se sempre de apagar as lâmpadas dos ambientes desocupados e dê preferência a lâmpadas de LED. Eles iluminam melhor, duram mais e consomem menos energia.

 

TELEVISÃO

O consumo mensal de energia elétrica de um televisor fica entre 10 e 30kWh, e ele pode ser responsável por entre 5% e 10% da sua conta. Por isso, lembre-se de desligar a TV quando ninguém estiver assistindo. Não deixe o aparelho ligado enquanto estiver dormindo, utilize as funções timer ou sleep de desligamento automático. Se for comprar, escolha televisores mais econômicos, modelos mais modernos gastam menos energia.

 

FUGA DE ENERGIA

Você sabia que, assim como podem ocorrer vazamentos de água em casa, é possível ocorrer vazamento de energia? Redes elétricas em mau estado de conservação e subdimensionadas, lâmpadas elétricas queimadas, fios desencapados e até mesmo aquela borracha velha na porta da geladeira são os principais responsáveis pela fuga de energia.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela