(Fotos: Divulgação / PMDI)
Com o objetivo de aprender a cultivar a terra, os alunos do 3º ano 01 da escola municipal Felippe Wendling (Bela Vista) transformaram uma floreira em uma horta repleta de legumes e verduras. Orientados pela professora Perla Goulart, a ideia surgiu a partir da leitura do livro “Tudo vem da Terra”, de uma visita à Praça CEU e de uma conversa com uma vizinha da escola, abordada pelos estudantes quando colhia batatas-doces. O projeto foi apresentado na 3ª FIC – Feira de Iniciação Científica da escola.
Desde o mês de abril, os alunos dedicam pelo menos um dia da semana para cuidar da horta, realizando todas as etapas do cultivo de legumes e verduras. De acordo com a professora, o projeto melhorou a autoestima dos participantes. “Estudantes que pouco se expressavam em sala de aula, a partir do projeto na horta adquiriram confiança, desenvolveram autonomia e autoestima”, comenta Perla. Alguns que não comiam salada, agora já estão experimentando os produtos da horta. “É gratificante acompanhar todo o processo realizado com eles, desde a semente até o momento da refeição”, compartilha Perla.
A diretora da escola, Cassiane Lerner de Souza, contou que inclusive durante o recreio muitos alunos do projeto pedem acesso ao local da horta para cuidar das plantas. “É maravilhoso ver o envolvimento das crianças, perceber o entrosamento e o relacionamento oportunizado pelo projeto”, revela Cassiane. Orgulhosos, os próprios estudantes trataram de mostrar o que estão colhendo na horta da escola. Entre outras coisas, tem salsinha, cebolinha, alface, beterraba, cenouras, batata-doce, couve, boldo e hortelã.