Foto: Polícia Civil / Divulgação
Nesta terça-feira (3), o delegado Felipe Borba, titular da Delegacia de Dois Irmãos, acompanhado pelo inspetor Victor Almeida, realizou uma palestra aos participantes do Projeto “Idoso Digital”, que ocorre no Colégio Imaculada Conceição através de uma parceria com a prefeitura.
Durante o encontro, o delegado Borba elogiou o empenho dos alunos em adquirir mais conhecimentos e familiaridade com a tecnologia, e discutiu o aumento dos casos de estelionato em geral, principalmente relacionados ao uso de telefones celulares, aplicativos e redes sociais. Ele também ressaltou os desafios enfrentados na investigação desse tipo de crime.
Borba alertou sobre a vulnerabilidade dos idosos, que muitas vezes são alvos preferenciais dos criminosos devido à sua falta de familiaridade com a tecnologia. O delegado também enfatizou a importância da participação de toda a sociedade na conscientização desse grupo e mencionou que, em alguns casos, os idosos podem ser privados de grande parte de seu patrimônio devido a esses crimes.
Sobre o projeto
O Projeto “Idoso Digital” iniciou em abril e ocorre nas terças-feiras, sob a supervisão da professora Fabiane Schmitt, especializada em Computação e Mídias na Educação, bem como em Gerontologia Social. Chegando à sua 9ª edição, conta com duas turmas e tem como foco principal capacitar os idosos a utilizar as redes sociais, com ênfase nos dispositivos móveis, tais como celulares, abordando também questões de segurança e tecnologia em geral.