Animal foi levado para atendimento em clínica veterinária e está sob os cuidados da associação. Delegacia de Polícia ajudou no resgate
Na manhã desta quinta-feira (3), um cachorro foi resgatado de uma casa do bairro Primavera, em Dois Irmãos. O resgate foi realizado pela Delegacia de Polícia, Associação Amigos dos Animais e Vigilância Sanitária do município.
De acordo com o delegado Felipe Borba, o resgate ocorreu após uma denúncia por maus tratos realizada pela Associação dos Animais na quarta-feira (2).
O animal foi localizado nos fundos da residência, em situação de abandono. “Diante do evidente estado de desnutrição e de falta de cuidados mínimos, ingressamos naquele ambiente e auxiliamos no resgate. Agora, vamos instruir o inquérito policial e promover o indiciamento dos responsáveis. O animal receberá tratamento veterinário por meio da associação dos animais”, destacou.
Representando a Associação dos Animais, a presidente Nice Closs e a vice-presidente Maria Isaura Lehnen participaram do resgate e lamentaram a situação na qual estava o animal, que ainda pela manhã desta quinta passou por atendimento veterinário e permanecerá temporariamente sob os cuidados da entidade. Segundo elas, havia um segundo cachorro no local, que também foi resgatado e depois levado a um lar temporário. “Eles estavam sem comida e praticamente sem água”, relatam elas, indignadas com a situação.
Denúncias
Conforme Nice e Isaura, casos de maus tratos a animais devem ser informados à Vigilância Sanitária, que, se necessário, aciona a polícia. Segundo elas, a Associação recebe com frequência denúncias de cães sem água e comida ou que estão amarrados em correntes curtas, debaixo do sol. “São situações lamentáveis e que só vamos conseguir enfrentar se houver um trabalho conjunto entre Vigilância Sanitária, Associação dos Animais, Polícia Civil e comunidade”, ressalta Nice.