Governo do RS autoriza ampliação de público e libera 50% da capacidade de estádios

04/11/2021
Fonte: g1 RS / GZH

Fonte: g1 RS / GZH

O Gabinete de Crise do governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta quarta-feira (3), a ampliação de 30% para 50% da capacidade dos estádios de futebol. A medida deve valer a partir de sexta (5), com a publicação das regras no Diário Oficial.

O Executivo estadual afirma que a operacionalização ocorrerá em parceria com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF). No sábado (6), está marcada a partida entre Inter e Grêmio, no Estádio Beira-Rio, válida pelo Brasileirão. A primeira liberação de público foi anunciada em 1º de setembro, autorizando a presença de 2,5 mil pessoas em eventos esportivos. Contudo, a medida só foi colocada em prática em outubro, quando o governo já havia autorizado a presença de 30% da capacidade dos estádios.

 

Regras

Conforme o governo, fica mantida a exigência de distanciamento entre as pessoas. Atualmente, é permitida a concentração de três pessoas por grupo com separação de um metro. Inicialmente, apenas setores com cadeiras podiam ser ocupados. No entanto, o Palácio Piratini revisou a norma, autorizando a ocupação de alas sem cadeiras.

Para ir ao estádio, o torcedor deve apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid. Quem tem 30 anos ou mais precisa estar com esquema vacinal completo. Pessoas de 18 a 29 anos precisam comprovar a primeira dose ou dose única até o dia 30 de novembro e, depois, a imunização completa. Em São Paulo, o governo já autorizou 100% do público em estádios. A capacidade completa também foi permitida em Belo Horizonte.

 

Aviso

No mesmo anúncio, o Gabinete de Crise emitiu um aviso para a região de Cachoeira do Sul, em razão da piora dos indicadores da pandemia na localidade. O aviso é o primeiro dos 3 As de Monitoramento, além de alerta e ação. Com 20 leitos de UTI disponíveis, a localidade atendia 21 pacientes em terapia intensiva na tarde desta quarta. Oito dos internados têm coronavírus, afirma o governo. A incidência de novos casos de Covid na semana é de 97,5 a cada 100 mil habitantes, um aumento de 78,4% em relação à semana passada.

 

Gre-Nal poderá ter até 25 mil torcedores

A autorização, que ainda será publicada em forma de decreto, implica diretamente no Gre-Nal 434, agendado para sábado (6), no Beira-Rio, às 19h. Desta forma, além dos 15 mil ingressos que já foram disponibilizados pelo Inter, uma nova carga será comercializada, podendo colocar até 25 mil pessoas no estádio colorado neste fim de semana.

A partir de agora, resta saber se a decisão das autoridades também irá beneficiar o Grêmio, que corre o risco de atuar pelo restante do Brasileirão sem a presença de sua torcida. Por conta da invasão de campo protagonizada por dezenas de torcedores, na Arena, no último domingo, após a derrota para o Palmeiras, o Tricolor foi denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), podendo ser punido com perda de mando de campo de uma a 10 partidas.

O órgão também entrou com liminar exigindo que, até a data do julgamento, o time atue com portões fechados quando for mandante e, quando visitante, não tenha direito à carga de 10% de ingressos — o que implicaria no veto de gremistas no Beira-Rio neste sábado. Além disso, o Juizado Especial do Torcedor, ligado ao Ministério Público gaúcho, promoverá uma reunião para debater a possibilidade de o Gre-Nal ser disputado com torcida única devido aos incidentes no estádio gremista.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela