Educação de Dois Irmãos é novamente destaque em índice estadual

04/12/2024
(Fotos: Divulgação / PMDI)

(Fotos: Divulgação / PMDI)

No mês de novembro, o Governo do Estado divulgou os dados do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS) 2023, e mais uma vez Dois Irmãos teve destaque. O município alcançou a nota 70,83, bem acima da média estadual (63,44), com base no desempenho dos alunos nas provas do SAERS – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul.

– No segundo ano da avaliação realizada pelo Estado, Dois Irmãos apresentou avanço, saltando de 66,00 em 2022 para 70,83. O crescimento é superior ao avanço do Estado, que apresentou IMERS de 59,79 na primeira edição. Entre os 14 municípios da Associação dos Municípios do Vale Germânico (AMVAG), Dois Irmãos ficou com o 3º melhor índice, próximo a São José do Hortêncio e Presidente Lucena, os dois primeiros colocados respectivamente – destaca a nota divulgada pela administração municipal.

Segundo o prefeito Jerri Meneghetti, o resultado positivo pelo segundo ano consecutivo, combinado com outros índices de educação divulgados neste ano, confirma Dois Irmãos como uma cidade educadora.

– O avanço de Dois Irmãos nos índices divulgados pelo País e pelo Estado comprovam que estamos no caminho certo, investindo em uma educação de excelência, o que nos motiva ainda mais para seguir avançando – comentou.

Para a secretária de Educação, Denise Maldaner, os índices são resultado do trabalho desenvolvido por toda a rede municipal.

– Nosso foco é a aprendizagem das crianças e estudantes, por isso investimos na formação permanente dos profissionais, na qualificação dos espaços educativos e no envolvimento da comunidade em prol de uma educação de qualidade – observou ela.

 

SAIBA MAIS

O IMERS é resultado da avaliação das habilidades em português e matemática dos alunos do 2º, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e considera a taxa de aprovação dos estudantes. O índice reflete no rateio de uma parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinada aos municípios.

Em maio deste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a taxa de alfabetização do Brasil, e Dois Irmãos apresentou taxa de 98,63%, a 12ª posição no país, a 7ª no Rio Grande do Sul e a 1ª entre os 14 municípios do Vale Germânico.

No IDEB 2023, Dois Irmãos registrou em todos os níveis de ensino avaliados desempenho acima do índice Estadual e do Brasil. Na região, nos anos finais, apresentou a segunda maior evolução, e nos anos iniciais, foi o IDEB que mais cresceu entre 2021 e 2023.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela