Câmara aprovou um projeto e teve três indicações apresentadas

05/05/2021
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

A Câmara de Vereadores de Dois Irmãos aprovou um projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo na sessão desta segunda-feira (3). O documento 047/2021 consolida e altera o texto das Leis Municipais 2.018/2003, que cria o Conselho Municipal do Idoso, e 3.400/2012, que cria o Fundo Municipal do Idoso. O objetivo é melhorar o acesso à legislação e adequar-se à alteração da estrutura administrativa.

Além disso, o vereador Darlei Kaufmann (PSB) apresentou três indicações. A primeira, 021/2021, pede a criação do Conselho Municipal de Esportes de Dois Irmãos, com participação de representantes dos clubes festivos, de professores de educação física, representantes de academias, atletismo e ciclismo, e de pessoas ligadas aos clubes 7 de Setembro, União e Vila Rosa.

– Precisamos pensar o esporte coletivamente. Sabe-se que a participação popular, de pessoas que têm o esporte na veia, é uma ferramenta extremamente importante para a construção de políticas públicas que atendam as reais necessidades da população. A Covid-19 está nos deixando uma lição do quanto é importante cuidarmos na nossa saúde – comentou.

Na Indicação 022/2021, Darlei solicita que seja feito um estudo de um Programa ou Projeto de Fomento ao Desenvolvimento Econômico em relação aos bens tombados pelo patrimônio histórico, com o objetivo de apoiar a realização de atividade econômica nestes locais.

– Temos uma lei que estabelece normas para isenção do IPTU em imóveis tombados pelo município, mas precisamos nos questionar se ela é suficiente para que os proprietários mantenham estes bens cuidados e vivos para a nossa história. Não podemos permitir que imóveis, depois de tombados, caiam no esquecimento e, em alguns casos, percam seu valor financeiro e histórico por falta de manutenção – justificou o parlamentar.

Por fim, na Indicação 023/2021, ele pede que o Poder Executivo crie, após a pandemia da Covid-19, o Programa Municipal de Alfabetização e Proteção Digital para a Terceira Idade, com o objetivo de oferecer a essa população os benefícios das novas tecnologias da informação e da comunicação e, principalmente, os cuidados necessários para evitar cair em golpes.

 

Retorno das aulas presenciais é tema de debate

Com o Rio Grande do Sul em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado, a retomada das aulas presenciais foi permitida na última semana. A rede municipal de Dois Irmãos retornou nesta segunda-feira (3). A vereadora Sheila da Silva (PT), que é professora, reiterou que a vacina é a única saída para vencer a pandemia da Covid-19.

– Com o retorno (das aulas presenciais), estamos escolhendo os atalhos, os caminhos mais fáceis. Não estamos solucionando o problema; nos falta sensibilidade com os óbitos que continuam acontecendo. Como professora, vou fazer o meu melhor, como sempre fiz e faço há anos. Mas não foi esse o caminho que sugeri para o enfrentamento da pandemia – declarou.

Sérgio Kroetz (PP), por sua vez, destacou a alegria das crianças e o alívio dos pais em retomar a rotina escolar.

– Hoje (segunda) foi um dia muito especial com a volta das aulas; a cidade voltou a ter vida. Como é lindo ver a felicidade das crianças em poder conviver com os coleguinhas e professores. É fundamental para seu desenvolvimento ter esse convívio diário. Os pais também devem estar bem mais aliviados – comentou.

O vereador reconhece o anseio de todos pela vacina.

– Mas é preciso se colocar no lugar dos pais desses alunos, que passaram mais de um ano expondo seus filhos deixando com cuidadoras. Conheço uma mulher que tem no mínimo 30 crianças para cuidar, numa casa que não comporta isso e não tem o mínimo de garantia de segurança. Acredito que os funcionários de indústrias que, graças a Deus, não foram proibidos de trabalhar, estão muito mais expostos que as crianças nas escolas – acrescentou.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela