Motor de crescimento de receita na Ambev, Chopp Brahma vai para a lata

05/05/2023
Fonte: Exame

Fonte: Exame

Desde a volta da vida social depois do isolamento da COVID-19, o Chopp Brahma puxou o avanço dos rótulos premium da Ambev (ABEV3). Trimestre após trimestre, esse segmento tem crescido dois dígitos, o que se repetiu no primeiro trimestre de 2023 com ainda mais destaque: avanço de 35% sobre o mesmo período de 2022. Agora, o Chopp Brahma vai para além do copo no bar e chega à lata.

Foram cinco anos de pesquisas e estudos no Centro de Inovação Tecnológica da Ambev para a criação do produto, um período que exigiu até mesmo viagens para a Ásia em busca de soluções para colocar uma bebida não pasteurizada – e portanto mais fresca – dentro de uma lata de 350 ml. A maior procura por chopp foi o que motivou o desenvolvimento do novo produto, conta Gustavo Castro, diretor de inovação da Ambev, em entrevista à EXAME Invest: “Nos últimos anos vimos um crescimento muito grande de vendas”. Em janeiro, o Grupo Petrópolis lançou a ITA Draft, uma versão de chopp em lata de sua principal marca, a Itaipava. O produto lançado com Thiaguinho tem o rosto do cantor estampado na lata e a cerveja é filtrado cinco vezes e não pasteurizada.

Na Ambev, cerca de 20% da receita anual vem produtos e serviços novos lançados em até dois anos. Foi o caso da Brahma Duplo Malte, com a qual a companhia conseguiu ganhar maior participação de vendas e praticamente criou uma nova categoria em seu portfólio: o core plus, que tem preço acima dos rótulos principais, mas ainda é mais acessível que os rótulos premium. Nos últimos anos, a companhia também trouxe marcas da AB InBev, como a Michelob Ultra, que se propõe ser uma cerveja de baixa caloria, e as alemãs Spaten e Beck’s. Também lançou recentemente a Budweiser Zero.

 

Começa no Rio, com Zé Delivery

O Chopp Brahma em lata vai começar a ser vendido no Rio de Janeiro, onde a marca de cervejas nasceu e onde, em 1934, o chopp foi pela primeira vez para uma versão mais “portátil”. Naquele ano, a então cervejaria Brahma lançou seu chopp em garrafa, para os foliões de carnaval.

Para garantir o frescor da bebida, a entrega será feita pelo aplicativo Zé Delivery, canal de venda direta da companhia e uma das principais apostas do grupo. “Alavancamos nossa operação logística refrigerada, junto com o Zé Delivery, para que o consumidor tenha a mesma experiência do bar no conforto da sua casa. Sem o app de entrega, esse produto na existiria”, diz Castro.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela