Professores e monitores de Dois Irmãos têm palestra sobre imigração alemã

05/08/2019
Encontro foi no Complexo Esportivo

Encontro foi no Complexo Esportivo

Na tarde de sexta-feira (2), a Secretaria de Educação de Dois Irmãos ofereceu uma palestra sobre imigração alemã aos profissionais da rede municipal de ensino, ministrada pelo patrono da Feira do Livro, Martin Norberto Dreher, no Complexo Esportivo Municipal. A palestra integrou a programação da Formação Continuada, evento que antecede o início do segundo semestre letivo. Os estudantes voltaram às aulas nesta segunda-feira (5).
A secretária Denise Maldaner ressaltou a importância do trabalho de cada profissional. “O município oferece uma estrutura adequada para os profissionais e alunos terem uma educação de qualidade. Tenho orgulho de morar em Dois Irmãos, cidade que serve de exemplo para outras cidades do país”, comentou. A prefeita Tânia da Silva também fez elogios ao grupo de trabalho. “Sabemos que cada profissional veste a camisa da educação 24 horas por dia, querendo fazer a diferença para o futuro do país. Nosso ranking na educação está melhorando cada vez mais graças ao esforço e a união de todos os profissionais”, afirmou ela. 
Antes da palestra, a professora aposentada Liria Lucia Lawisch, popular Tia Liria, fez um relato de sua carreira como profissional da educação, do quanto os pais valorizavam as escolas e do orgulho em ter escolhido esta profissão. O momento ainda contou com lançamento do livro Dois Irmãos Portal da Serra e da revista Palavra do Educador.


DESTAQUE
Na palestra sobre imigração alemã, o patrono Martin Dreher contou que 60% dos imigrantes que vieram para Dois Irmãos e região viviam na Alemanha de atividades artesanais. “A vinda dos imigrantes ao Brasil, até chegarem a nossa região, demorava aproximadamente um ano, pois eles ficavam nos navios veleiros quatro meses: um mês de quarentena para ver se tinham alguma doença, e depois prosseguiam viagem para o Rio Grande do Sul. Os veleiros eram embarcações grandes, em torno de 120 metros de comprimento, e transportavam mais de 300 pessoas, muitas vezes em condições críticas”, relatou o pesquisador, mostrando imagens e documentos. 


FORMAÇÃO CONTINUADA
Divididos em grupos de diversas áreas do conhecimento, 355 profissionais da rede municipal de Dois Irmãos participaram na manhã de sexta-feira (2) de uma formação continuada promovida pela Secretaria de Educação. As atividades foram realizadas em três espaços: professores da Educação Infantil se reuniram no Projeto Global; do Ensino Fundamental Anos Iniciais, na escola Primavera; e do Ensino Fundamental Anos Finais, na escola Arno Nienow.
A secretária de Educação, Denise Maldaner, passou nos locais de formação e desejou as boas-vindas aos professores no retorno do segundo semestre letivo. “A capacitação é importante para analisar, discutir e construir uma nova proposta de ensino aos alunos. Além disso, para os professores é uma forma de construir em conjunto um documento que contemple todas as áreas e competências gerais propostas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”, destacou. 
Além de professores, estagiários e monitores, participaram das atividades os palestrantes Luciane Varisco, Débora Nunes, Bárbara Vier Mengue, Thiago Safadi, Dirce Schoninger, Vera Hoffmann, Pablo Silveira, Junior Tiago Ben e Kamila Scheffel.



 (Fotos: Divulgação / PMDI)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela