Fonte: FIERGS / Foto: Sesi Divulgação
A correria do cotidiano é inevitável. Mas também é possível acelerar o passo em busca de bem-estar com a Corrida do Sesi, que ocorre em 30 de setembro, às 20h, na Orla do Gasômetro, em Porto Alegre. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 28 de setembro, no link https://competicoes.sesirs.org.br/pra-voce. O valor fica entre R$ 90 e R$ 98.
O evento tem como objetivo promover formas de prevenção para doenças do coração e da circulação, é promovido pelo Sesi-RS e tem apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A prova integra a programação do 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que ocorre de 28 a 30 de setembro, no Centro de Eventos FIERGS.
Para a Corrida do Sesi, foram definidos três percursos distintos: de 3km, 6km e 10km. Com atividades assim, o Sesi-RS busca integrar pessoas, promover saúde e oportunizar novas vivências, bem como desenvolver políticas e ações sociais. “A atividade física é parte do autocuidado que o Sesi-RS defende para a saúde integral do indivíduo. A corrida integra nosso calendário justamente por promover o bem-estar das pessoas e contribuir com a saúde”, ressalta o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.
Prevenção cardiovascular
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares causam mais de 400 mil mortes por ano, somente no Brasil, índice que preocupa especialistas e profissionais da saúde. Deste modo, a prevenção cardiovascular se faz necessária e, como amplamente divulgado, as atividades físicas estão entre as principais formas de contribuir para a saúde do coração.
“Inúmeros estudos demonstram que a ausência de atividade física está relacionada à ocorrência de doenças cardiovasculares. Sendo assim, ao realizar de forma contínua uma caminhada ou a corrida, a pessoa está diminuindo as chances de sofrer com problemas do coração. Além disso, esta corrida ocorre na semana do Dia Mundial do Coração, 29, data importante para todos os profissionais que trabalham em prol da saúde cardiovascular e, principalmente, para a saúde do coração”, afirma João Fernando Monteiro Ferreira, membro do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Um passo de cada vez
Recentemente, um estudo publicado pela European Journal of Preventive Cardiology e que foi realizado com mais de 226 mil pessoas, mostrou que 4 mil passos por dia são necessários para diminuir a mortalidade por doenças cardiovasculares. Além disso, de acordo com o levantamento, se você der apenas 1.000 passos, você já diminui em 15% as chances de morte por qualquer tipo de doença.
“Nossa análise indica que apenas 4.000 passos por dia são necessários para reduzir significativamente as mortes por qualquer causa e menos ainda para reduzir as mortes por doenças cardiovasculares”, afirma Maciej Banach, professor de Cardiologia da Universidade Médica de Lodz, Polônia, e professor adjunto do Centro Ciccarone para a Prevenção de Doenças Cardiovasculares, que liderou o levantamento publicado no último dia 8 de agosto.
Os participantes têm direito a kit que pode ser retirado nos seguintes dias e locais:
Data: 29/09/2023
Horário de entrega: 8h às 19h30
Endereço: Tv. Francisco de Leonardo Truda, 40 (7º andar) - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-050
Data: 30/09/2023
Horário de entrega: 8h às 12h
Endereço: Tv. Francisco de Leonardo Truda, 40 (7º andar) - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-050