Delegado Borba completa 5 anos em Dois Irmãos e analisa segurança pública

05/09/2025
“Sigo muito satisfeito com o trabalho que nossa equipe vem desempenhando”, diz ele

“Sigo muito satisfeito com o trabalho que nossa equipe vem desempenhando”, diz ele

O delegado Felipe Borba completou cinco anos no comando da Polícia Civil de Dois Irmãos no dia 1º de setembro. Na entrevista a seguir, ele fala deste período e analisa a segurança pública no município.

 

Como tem sido essa trajetória no município?

Delegado Borba – Foram cinco anos que passaram rápido, e isto parece ser um bom sinal, tanto sob o aspecto pessoal como profissional. Neste ano eu completo 15 anos como delegado de polícia, então é bastante significativo ter dedicado já um terço de minha vida funcional ao município de Dois Irmãos. Sigo muito satisfeito com o trabalho que nossa equipe vem desempenhando, e é bastante especial a sensação de que eu colaboro com a segurança pública da cidade onde escolhi morar.

 

Quais as principais ações ou operações mais marcantes?

Delegado Borba – Diversas prisões e apreensões de maior vulto, assim como a conclusão de inquéritos policiais mais complexos poderiam ser citados, mas julgo que o que tem marcado nosso trabalho é a eficiência e celeridade nos casos que mais impactam na sensação de segurança da comunidade. Nosso empenho no esclarecimento de crimes patrimoniais, no combate ao tráfico de drogas e na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar permanece com máxima atenção. Um outro trabalho de destaque e de relevância social que também executamos está relacionado ao tratamento de crimes de menor potencial ofensivo, por meio da mediação de conflitos, fazendo com que as partes envolvidas construam a melhor solução para suas questões, como acidentes de trânsito, crimes contra a honra, ameaça e outros. Dar atenção aos pequenos delitos, e permitindo que as pessoas interessadas participem de suas resoluções, é um diferencial nosso importante.

 

Quais são os tipos de crimes mais comuns registrados atualmente?

Delegado Borba – Sob o ponto de vista de índices de criminalidade violenta, Dois Irmãos está em uma posição privilegiada. Atualmente, os crimes mais recorrentes envolvem golpes (estelionato) e violência doméstica. Ao lado do nosso trabalho de repressão, temos nos dedicado à prevenção, aproveitando espaços para promover a conscientização das pessoas em torno destes fenômenos, por exemplo por meio de palestras em escolas, empresas, entidades sociais e através da imprensa.

 

Recentemente houve aumento no número de golpes aplicados via internet. O crime tem migrado do ambiente físico para o digital?

Delegado Borba – Certamente. Nos últimos anos o crime de estelionato passou a ser o mais registrado na Delegacia, ultrapassando o tradicional crime de ameaça, muito comum no âmbito de qualquer desavença pessoal. Há uma nítida migração. A criminalidade sempre vai acompanhar o estilo de vida das pessoas, então é natural que a intensificação da vida digital seja acompanhada pela elevação dos crimes praticados virtualmente. E, em relação aos golpes, muitos fatores contribuem para o crescimento, desde a maior dificuldade de repressão, em razão da complexidade envolvida nas respectivas investigações, até a rapidez com que novas modalidades de golpe vão surgindo. Somente no ano passado, foram mais de 400 crimes de estelionato registrados em Dois Irmãos, com prejuízo total na casa de milhões de reais.

 

Dois Irmãos conta com a Sala das Margaridas para atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica. Como tem sido a atuação da delegacia nessa área e que impacto essa estrutura trouxe para o acolhimento das mulheres?

Delegado Borba – A Sala das Margaridas, implementada graças ao auxílio do CONSEPRO de Dois Irmãos, é um ambiente que potencializa o acolhimento às mulheres que são atendidas em contexto de violência doméstica. A mulher fragilizada, diminuída, menosprezada e desrespeitada precisa de todas as formas de apoio possíveis para se encorajar e buscar auxílio, de forma que a estruturação de uma sala projetada para gerar a sensação de que ali terá o suporte adequado e humanizado é mais um item no sentido deste apoio emocional. Além disso, acreditamos que o bom atendimento serve de estímulo para que outras mulheres, conhecendo exemplos de quem já foi atendido por nós, igualmente decidam colocar fim em seus ciclos de violência.

 

Como avalia a segurança pública em Dois Irmãos?

Delegado Borba – Dois Irmãos é uma cidade, como disse, privilegiada sob o aspecto da segurança pública, sendo que a boa relação entres os diversos órgãos que lidam com este tema é um dos fatores que colaboram para isto. Nossa troca de informações com a Brigada Militar e ações executadas em conjunto asseguram um combate mais eficiente e célere à criminalidade. O apoio que recebemos do CONSEPRO, garantindo que qualquer carência de material ou de estrutura seja rapidamente suprida ou evitada, é de altíssima relevância. Já passei por outros órgãos policiais e conheço a dinâmica de trabalho em outros municípios, e posso afirmar que a certeza do suporte por parte do CONSEPRO nos dá a tranquilidade para focarmos exclusivamente na nossa atividade principal. Dois Irmãos está, igualmente, muito bem servida no que respeita ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, com quem mantemos ótima e próxima relação. Além disso, a celeridade, a presteza e o sentimento de responsabilidade social parecem pautar o Ministério Público e o Poder Judiciário com atuação em Dois Irmãos.

 

Quais os principais desafios no combate à criminalidade em Dois Irmãos hoje?

Delegado Borba – Em Dois Irmãos, o desafio permanente é manter os índices de criminalidade em níveis excelentes, principalmente com respostas rápidas diante de qualquer crime patrimonial ou praticado com violência, garantindo que as pessoas administrem suas vidas sem medo e preocupação e desestimulando que criminosos cogitem praticar qualquer delito em nossa cidade.

 

Que mensagem gostaria de deixar à comunidade ao completar cinco anos de atuação como delegado na cidade?

Delegado Borba – Gostaria de agradecer pelo apoio, pela confiança e pelo reconhecimento recebidos. O engajamento e o interesse da comunidade faz toda a diferença em nosso trabalho, pois a cada informação ou denúncia anônima que recebemos, a cada gesto que sinalize a credibilidade que conquistamos, e a cada mensagem ou referência elogiosa, nossa vontade de fazer o melhor possível é alimentada. Obrigado!


› Compartilhe

  • assinatura digital

COLUNAS

SOCORRO!

SOCORRO!

Opinião   15/08/2025

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela