Cientistas recebem Nobel da Medicina por descobrir vírus da Hepatite C

05/10/2020
Fonte: Exame

Fonte: Exame

Os cientistas Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice são os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina deste ano de 2020, anunciado nesta segunda-feira pela premiação da Suécia, que reconhece as maiores figuras em temas como literatura, medicina e economia.
O trio é responsável pela descoberta do vírus que gera a hepatite C. A doença pode gerar cirrose e câncer de fígado. Antes de seu trabalho, a descoberta dos vírus da Hepatite A e B foi um passo importante, mas a maioria dos casos de hepatite transmitida pelo sangue permaneceu sem explicação. A descoberta do vírus da hepatite C revelou a causa dos casos restantes de hepatite crônica e possibilitou exames de sangue e novos medicamentos que salvaram milhões de vidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2016 aproximadamente 399 mil pessoas morreram devido ao vírus, principalmente de cirrose e carcinoma hepatocelular, que o câncer primário de fígado.
Em nota, a organização que oferece o prêmio Nobel afirma que a conquista é histórica na batalha contínua contra as doenças virais. “Graças à sua descoberta, exames de sangue altamente sensíveis para o vírus estão agora disponíveis e essencialmente eliminaram a hepatite pós-transfusão em muitas partes do mundo, melhorando significativamente a saúde global.” Nos próximos dias, até o dia 12 de outubro, serão anunciados os próximos premiados das outras categorias. Nesta terça-feira, será anunciado o vencedor do Prêmio Nobel de Física.

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela