Fonte: Autoesporte
A Chevrolet revelou a Montana 2023, que sobe de patamar para concorrer diretamente com Fiat Toro e Renault Oroch. Em sua nova geração, a picape intermediária terá a mesma plataforma do Tracker e visual inspirado no Blazer norte-americano. A pré-venda começa nesta quinta-feira (1), nas versões LTZ (R$ 134.490) e Premier (R$ 140.490)
A inspiração no Blazer fica bem clara na dianteira, onde a Chevrolet Montana tem faróis divididos em dois blocos: um mais estreito na parte superior e outro maior na região do para-choque. Nas versões mais caras, a iluminação será full-LED. Um detalhe cromado divide a grade frontal e leva o logotipo da Chevrolet. Na traseira, a Montana incorpora um visual inédito entre as picapes intermediárias, com as lanternas com acabamento fumê interligadas. O nome da Chevrolet está impresso direto na chapa de abertura da caçamba.
Por dentro, a Montana estreia um novo arranjo para o sistema MyLink, com uma interface inédita. A central multimídia e o painel de instrumentos não são interligados diretamente, mas ficam bem próximos. A conexão de celulares via Android Auto e Apple CarPlay é sem fio. A versão LTZ oferece chave com sensor de aproximação, sensores de ré e pacote multimídia completo. A versão Premier adiciona ar-condicionado digital automático, alerta de ponto-cego, faróis full-LED, bancos com revestimento premium e carregador sem fio.
Antes do lançamento oficial, a Chevrolet já havia confirmado que todas as versões da Montana teriam motor 1.2 turbo de três cilindros, capaz de desenvolver 133 cv a 5.500 rpm e 21,4 kgfm de torque a 2.000 rpm com etanol. Assim como o Tracker, a Montana também terá câmbio automático de seis marchas.
A grande novidade na parte mecânica é que a Chevrolet também vai oferecer um câmbio manual de seis marchas para as versões mais em conta da Montana. É a primeira vez que essa combinação aparece no Brasil, já que o Tracker é vendido apenas com câmbio automático.
Mais econômica
A Montana é a picape automática mais econômica do Brasil. Com gasolina, faz 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Com etanol, os números são 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l, respectivamente. A Montana tem freios a disco na dianteira e tambor na traseira, assim como Toro e Oroch. A suspensão é McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Portanto, a Renault Oroch continua sendo a única picape intermediária do Brasil a oferecer suspensão multilink.
Falando de proporções, a Montana tem 4,78 m de comprimento e 1,80 m de largura, com caçamba de 874 litros. A novidade fica por conta do sistema Multi-Flex na tampa, com abertura por botão elétrico e alívio de peso na descida. A intenção da Chevrolet é que a caçamba da Montana seja vista como um porta-malas gigante.
Assim como sua antecessora, a nova geração da Chevrolet Montana também será produzida em São Caetano do Sul (SP). As primeiras entregas da picape devem acontecer em fevereiro. A nova Montana será o carro oficial do Big Brother Brasil 2023 e possivelmente um dos prêmios do vencedor do programa.