(Fotos: Divulgação)
O prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Vale Germânico – Amvag, para a gestão 2026. Ele também presidirá o consórcio público CP Sinos, gerido pela associação.
Diego foi eleito por aclamação dos prefeitos em reunião de encerramento de gestão e prestação de contas realizada na sexta-feira (5). Ele assume a direção das duas entidades no lugar de Gaspar Behne, prefeito de Lindolfo Collor, cidade onde foi realizada a assembleia e que reuniu representantes de 12 das 14 cidades associadas à Amvag.
Além de Diego e Gaspar, participaram da reunião os prefeitos Valdir Ludwig (Ivoti), Luiz Spaniol (Presidente Lucena), Jerri Meneghetti (Dois Irmãos), Carina Nath (Sapiranga), Oséias Garcia (Araricá), Neri Chicatto (Nova Hartz), Airton Bonh (Morro Reuter) e Mauricio Heck (prefeito em exercício de São José do Hortêncio), além dos vices de Campo Bom e Santa Maria Herval. Esta é a segunda vez que Diego responde pela Amvag, que também presidiu em 2023.
Durante a reunião, Gaspar destacou algumas ações protagonizadas pela Amvag ao longo do ano, principalmente nas áreas de saúde e mobilidade urbana.
– A luta da entidade para resolver a demanda reprimida dos atendimentos de alta complexidade em saúde, culminando com a vinda da secretária Arita Bergmann a uma reunião da entidade, foi lembrado por ele. Gaspar também comentou sobre a questão dos controladores de velocidade instalados na ERS-239, das visitas à EGR para reivindicar a melhoria, pedido recorrente da associação nos últimos anos. Também citou as ações de melhorias e duplicação da BR-116, outra frente liderada regionalmente pela entidade em suas diversas visitas ao DNIT – diz a nota divulgada pela entidade.
Já o presidente eleito Diego ressaltou a importância da associação para o desenvolvimento regional e o fortalecimento da entidade ao longo dos anos. Anunciou a intenção de atuar em ações de qualificação das equipes de forma regionalizada e na continuidade das demandas já defendidas pela associação, principalmente no turismo.
NOVA DIRETORIA
Presidente: Diego Francisco
Vice-presidente: Gaspar Behne
Tesoureira: Carina Nath
Vice-presidente Turismo e Cultura: Airton Bohn
Secretário: Oséas Garcia
Presidente do Conselho Fiscal: Valdir Ludwig
Conselho Fiscal: Luíz Spaniol
Coordenador de Saúde: Neri Chicatto