Fonte: GZH / Imagem: Governo RS
Mais gaúchos decidiram aderir ao pagamento parcelado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2024 em relação ao ano anterior. Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), foram 445.219 veículos que tiveram o imposto pago dessa forma, enquanto em 2023 foram cerca de 335 mil, o que representa aumento de 32,9%. O prazo para aderir à modalidade foi encerrado na última quarta-feira (31).
Quem pagou a primeira parcela até essa data-limite teve desconto de 6%. A partir de agora, o contribuinte poderá dividir o valor em mais cinco vezes. A próxima parcela deverá ser quitada até o dia 29 de fevereiro, com redução de 3%, e a seguinte, até dia 28 de março, com desconto de 1%. As últimas três parcelas vencem respectivamente em abril, maio e junho, sem desconto. Quem não aderiu ao parcelamento pode realizar o pagamento no mês de fevereiro com abatimento que pode chegar a 22,4%, considerando todos os descontos obtidos pelos programas Bom Cidadão e Bom motorista (veja abaixo).
Ainda conforme a Sefaz, até domingo (4), 1,59 milhão de automóveis já estavam com o imposto em dia, com R$ 2,36 milhões já arrecadados. O quantitativo representa 41,08% do total que pode ser tributado.