(Foto: Brigada Militar)
Com foco em locais onde há indicadores criminais mais elevados, a Brigada Militar de Dois Irmãos está intensificando as abordagens. Entre sexta-feira (2) e segunda-feira (5), as guarnições realizaram barreiras em nove pontos diferentes da cidade.
De acordo com o comandante da BM local, tenente Elton Dhein, durante as barreiras foram abordados 96 carros e 152 pessoas. Foram registradas 29 multas, por dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento vencido, som alto e recusa ao teste do etilômetro. Uma das situações que chamou a atenção da polícia foi, inclusive, a quantidade de motoristas dirigindo sob o efeito do álcool. “Entendemos que passamos por uma mudança cultural, assim como aconteceu com o uso do cinto nos automóveis e o uso do capacete nas motocicletas; enfrentamos o mesmo neste momento, quando pensamos em bebida e direção”, destaca o tenente Elton, comentando sobre o alto índice de acidentes de trânsito causados pela combinação de álcool e direção, e ressaltando “que uma fiscalização eficiente ajuda a diminuir os números relacionados às tragédias no trânsito”. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa para um condutor que dirige embriagado é de R$ 2.934,70.
Durante as barreiras, a BM também confeccionou quatro termos circunstanciados, sendo três por posse de entorpecente e um por perturbação da tranquilidade, em que o infrator teve seu veículo removido ao depósito do Detran. Conforme o tenente Elton, as barreiras seguirão sendo intensificadas no município, inclusive com a aplicação do etilômetro nos motoristas.