Fonte: Autoesporte
O Toyota Corolla Cross, um dos SUVs mais vendidos do Brasil acaba de chegar a linha 2024. Só que a única mudança será no documento, que passará a ser emitido com o ano/modelo atualizado. Não há qualquer alteração no conjunto mecânico ou no pacote de equipamentos.
A boa notícia é que nem mesmo os preços mudaram. Os valores de quatro das cinco versões permanecem inalterados. Apenas a versão com apelo esportivo GR-Sport está ligeiramente mais cara. Confira a tabela completa abaixo:
Corolla Cross XR 2.0 – R$ 158.290
Corolla Cross XRE 2.0 – R$ 172.690
Corolla Cross GR-Sport 2.0 – R$ 192.890
Corolla Cross XRV Hybrid – R$ 199.690
Corolla Cross XRX Hybrid – R$ 207.790
Marmita polêmica
Nem mesmo o polêmico abafador do escapamento aparente foi substituído. O componente, que ganhou o apelido de “marmita” fez com que a Toyota tivesse que se explicar para o Ministério Público em junho do ano passado. A solução, porém, foi a pintura da peça de preto, para tentar camuflar o efeito visual indesejado.
Equipamentos
O Corolla Cross 2024 é idêntico ao 2023. Todas as versões saem de fábrica com frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa com correção no volante, controlador de velocidade adaptativo, faróis com facho alto automático, ar-condicionado digital, central multimídia e sete airbags.
A versão XRE adiciona rodas de 18 polegadas, quadro de instrumentos parcialmente digital, faróis de LED, seletor de modos de condução, retrovisor interno eletrocrômico, acesso por chave presencial e partida por botão.
A opção GR-Sport traz o mesmo pacote de equipamentos da versão anterior, mas visual tem apelo esportivo, para-choque e grade exclusivos, bancos de couro com costuras vermelhas e plaqueta indicativa da versão. A suspensão ainda traz calibração específica na direção e suspensão com braço estrutural adicional para aumentar a rigidez torcional.
As duas versões mais completas trazem o sistema híbrido. No pacote de equipamentos, a XRV adiciona retrovisores externos com função tilt-down e alerta de ponto cego e acabamento na cor cinza na grade frontal. Por fim, a XRX traz acabamento interno na cor bege, teto solar e banco do motorista com ajustes elétricos.
Motores
As três versões de entrada são equipadas com o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros que entrega 177 cv e 21,4 kgfm de torque e o câmbio automático do tipo CVT. Já as configurações topo de linha trazem o conjunto híbrido flex que faz do Corolla Cross um dos SUVs mais econômicos do Brasil. O sistema combina um motor 1.8 aspirado de até 101 cv com outro elétrico, que entrega 72 cv. Combinados, resultam em 122 cv. A Toyota não divulga o torque combinado. Com esse conjunto, o Corolla Cross híbrido tem consumo urbano de 11,8 km/l com etanol e 17,8 km/l com gasolina. Na estrada, os índices são de 9,7 km/l e 14,7 km/l, respectivamente.
Dimensões
Como não sofreu alterações visuais, o Corolla Cross 2024 tem exatamente a mesma medida das versões anteriores. Isso significa 4,46 metros de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. No porta-malas, vão 440 litros.