(Foto: Divulgação / PMDI)
A árvore de Páscoa (em alemão, Osterbaum) é um símbolo especial, cuja tradição na escola municipal Arno Nienow, no Bairro Navegantes, carrega muito sentido e significado. A pedido da professora de alemão, Ana Wiest, cada estudante trouxe a casca de ovo que coloriu em família, com a sugestão de que fizessem uma receita juntos em casa com o ovo. Durante as aulas de alemão, as turmas foram preparando a Osterbaum e estudando sobre a Páscoa e os costumes trazidos pelos imigrantes germânicos. Para eles, o galho seco representava o inverno e os ovos pintados simbolizavam as flores multicoloridas da primavera que inicia nesta época naquela parte do mundo.
Na terça-feira (4), o prefeito Jerri Meneghetti, o vice-prefeito Juarez Stein e a secretária de Educação, Denise Maldaner, estiveram na escola para acompanhar os ensaios de canto em alemão defronte a Osterbaum. “Ficamos emocionados em ver o entusiasmo dos estudantes e da professora nas aulas de alemão. É cada vez mais importante o aprendizado de um segundo idioma, essencial para conquistar melhores oportunidades de estudo e trabalho”, disse Jerri.
Você sabia?
A Páscoa ocorre no primeiro domingo de lua cheia na primavera no hemisfério norte. Ovos cozidos eram coloridos e presenteados, simbolizando a vida nova! A vitória da luz contra as trevas. Coelhinhos são os primeiros animais a terem filhotes na nova estação e muito vistos nos jardins procurando comida após o inverno rigoroso. Só poderia ser ele o escondedor dos ovos!
Para os cristãos, a Osterbaum traz nos galhos secos a lembrança da morte de Jesus Cristo na Cruz e a Ressurreição está representada nos ovos multicoloridos. A Páscoa é oportunidade de primavera na nossa vida! É deixar brotar a paz, fé, amor e esperança e todos os sentimentos bons entre nós. Feliz Páscoa! Frohe Ostern! (Texto com colaboração da professora Ana Wiest)