Associação Rota Romântica planeja retomada do turismo com os 14 municípios

06/06/2024
Fonte: Rota Romântica / Foto: Karin Nandaine Schabarum

Fonte: Rota Romântica / Foto: Karin Nandaine Schabarum

Em uma iniciativa da Associação Rota Romântica, lideranças dos 14 municípios se reuniram para estudar alternativas frente às dificuldades causadas pelos recentes eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul. A reunião, realizada nesta quarta-feira (5) no espaço Sicredi Feitoria em São Leopoldo, teve como objetivo principal fazer um levantamento de necessidades e discutir alternativas comuns para a recuperação.

A abertura foi feita por Tiago Luiz Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira, que também conduziu a manhã de trocas. Em seu discurso de abertura, Schmidt destacou que “esse é um momento para se apropriar da inteligência coletiva para encontrar soluções”. Na oportunidade, Terezinha Marina Kuhn Haas, presidente da Associação Rota Romântica, enfatizou a importância da solidariedade regional. “Se uma ponte cai, não é somente problema do município onde a ponte estava, mas sim de todos. Precisamos nos reerguer juntos através da ajuda mútua”.

Os representantes dos municípios compartilharam suas experiências e desafios. O deputado estadual Elton Weber compartilhou sua experiência de voluntariado na Alemanha e enfatizou a importância de fortalecer a Defesa Civil e os bombeiros voluntários nos municípios. Fala complementada pelo prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, que trouxe a necessidade de elaborar um Plano Municipal de redução de riscos após a interdição da BR-116 entre o município e Caxias do Sul em 2023. “Foi necessária a reestruturação da lei da Defesa Civil no município e foram criadas várias frentes de trabalho envolvendo representantes das mais diversas áreas”, comentou.

Raiama Trenkel, secretária de Turismo de Ivoti, relatou a reconstrução do Núcleo de Casas Enxaimel após a enchente em julho de 2023, e lembrou que “não podemos esquecer da importância econômica do turismo para nossa região”. Cassiana Andrade, diretora da Sala do Investidor de São Francisco de Paula, apresentou o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico (PIDE) implementado na cidade após os temporais na região em 2017.

 

Sugestões a curto, médio e longo prazo

Os participantes foram convidados a anotar ideias e sugestões a curto, médio e longo prazo, que serão compiladas e estruturadas posteriormente. Sandro Schmidt, vice-presidente do Sindilojas da Região das Hortênsias, sugeriu que se faça uma ação imediata para a divulgação e fomento das rotas terrestres acessíveis para que o turista possa chegar na região.

O local da reunião foi propositalmente pensado como forma de acolher o município de São Leopoldo que, dentro da Rota Romântica, foi o mais atingido pela catástrofe. Juliano Maciel, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico de São Leopoldo, agradeceu a presença de todos e afirmou que através de uma proposta coletiva de desenvolvimento regional será possível reerguer a cidade e a região.

O encontro contou com a presença de 48 convidados, entre eles o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, e a prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Susana Schaumloeffel Stoffel.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

Alan Caldas   26/08/2024

FOTOS DO DIA

DNIT realiza melhorias na BR-116 em Dois Irmãos (Foto: Octacílio Freitas Dias / Agosto 2024)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela